Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Como criar uma cozinha gourmet contemporânea?

Saiba tudo para entrar na tendência que tem conquistado os fãs de decoração de ambientes.

 

Para muitas pessoas, a cozinha é o coração da casa: é nela que as refeições são preparadas e compartilhadas entre a família, onde conversas descontraídas acontecem entre um e outro café e onde lições são passadas de uma geração para outra. Por isso, a cozinha merece uma decoração especial para combinar com todos esses bons momentos.

 

Ultimamente, uma tendência vem se instalando entre famílias, jovens casais e pessoas que amam cozinhar e reunir os amigos: a cozinha gourmet contemporânea. Ela tem conquistado o coração de todas essas pessoas por sua combinação de praticidade e beleza através do uso de alguns móveis para cozinha já tradicionais, peças que facilitam o dia-a-dia de quem cozinha e algumas decorações que tornam o ambiente ainda mais agradável.

 

Integração

 

Nada de divisão entre cozinha, sala de jantar e sala de estar: uma das principais características da cozinha gourmet é a integração com outros ambientes. Afinal, para a cozinha contemporânea, a interação entre a culinária e a convivência é fundamental.

 

Às vezes, a sala de jantar é até mesmo dispensada, dando lugar à bancada com assentos, espaço para preparar e servir os pratos na hora da refeição. Nela, também podem ser inseridos o cooktop, a pia e até mesmo gavetas e compartimentos para guardar outros itens fundamentais para a cozinha.

 

Piso

 

Em cozinhas contemporâneas, a praticidade e a funcionalidade devem caminhar lado a lado. Por isso, a regra para a escolha do piso é que ele deve ser, acima de tudo, fácil de limpar. Ao escolher o piso, lembre-se que a cozinha é um ambiente muito frequentado e que exige muita limpeza, justamente por sua função principal: a preparação de alimentos. E em relação à decoração, vale investir em um piso neutro, já que é comum que os revestimentos de parede sejam a estrela do cômodo.

 

Revestimentos para a parede

 

A regra da facilidade para limpar vale também para os revestimentos de parede, mas aqui há outro ponto fundamental: é possível ousar nas estampas e texturas para conferir um visual único à decoração. Cores vivas, como amarelo e laranja, combinam muito bem com branco e são usadas para formar um ambiente descontraído, enquanto cores frias, como azul e verde pastel, são ótimas para dar um toque nórdico e minimalista à decoração.

 

E esqueça dos azulejos, já que eles não são a única maneira de revestir paredes de cozinha atualmente. Muitos locais disponibilizam papéis de parede e outros revestimentos à prova de água, vapores e de outros tipos de resíduos característicos das cozinhas.

 

Iluminação

 

Pontos de luz são fundamentais na cozinha gourmet, oferecendo uma melhor visão da comida que é preparada. Por isso, pode-se usar luminárias pendentes acima da bancada para oferecer luminosidade a pontos específicos. No restante da cozinha, vale a pena investir nos spots para se ter boa iluminação de maneira discreta.

 

Móveis

 

Seguindo a regra da facilidade de limpar, é importante que os móveis, como bancadas e armários,  sejam de fácil limpeza e funcionais para o ambiente. Por isso vale investir em tampos de pedra para superfícies e fórmica, seja colorida ou em cores neutras, para os armários.

 

Nas cozinhas atuais, as banquetas e cadeiras são usadas não só como móveis funcionais, mas também como peças de decoração. Sendo assim, invista em banquetas que combinem com as cores do ambiente para dar um toque a mais de elegância.

 

Decoração

 

Você pensava que quadros, porta-retratos e livros eram itens que só podiam ser expostos na sala e nos quartos? É hora de inovar! Nas cozinhas contemporâneas, esses itens são decorativos também. Vale reservar um espaço para alguns livros de culinária em uma prateleira (lembre-se de colocar a prateleira longe do fogão para não engordurar as capas e folhas dos livros), para quadros nas paredes e espaços vazios, que podem conter desde referências musicais e cinematográficas a fotos de de amigos e da família. Vale até mesmo considerar luminárias coloridas com frases que façam referência ao universo da cozinha, famosas nas redes sociais.