26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como criar as melhores headlines para currículos

Compartilhe essa notícia!

No mercado de trabalho, a concorrência é bastante numerosa, então para se destacar os candidatos devem ter estratégias que chamem a atenção dos recrutadores, para que eles se interessem pelo seu perfil. Uma maneira de conseguir isso é através das headlines

 

A headline é a forma como você se apresenta para o recrutador, através dele você vende a sua imagem e colabora para que a empresa selecione o seu currículo no meio de tantos. Dessa forma, você se destaca e passa para a próxima etapa da seleção. 

 

Um headline bem feito conta com informações sobre experiência e conhecimentos adquiridos ao longo da carreira de forma breve, é um resumo do que você já fez de mais importante e que pode ser benéfico para a empresa. 

Qual a importância da headline no currículo?

A headline se trata daquele texto que fica logo abaixo do seu nome no currículo. Neste espaço você enfatiza o que já fez de mais importante, bem como itens que sejam interessantes para a vaga que está concorrendo. 

 

Quer dizer que você deve selecionar entre todas as suas experiências e conhecimentos, aqueles que tenham alguma relação com a vaga e a empresa que você está se candidatando.

 

Dessa forma, você mostra de forma rápida para a instituição as razões para você ser o candidato ideal para aquele cargo. Por isso, essa ferramenta é importante para que você conquiste a vaga almejada. 

 

É por meio do headline que o recrutador vai ter o primeiro contato com você. É neste breve texto que ele vai te conhecer um pouco e decidir se você está de acordo com os pré requisitos para a vaga. 

 

Por isso, na hora de escrever é preciso que se selecione bem o que será destacado. 

 

Por exemplo, você pode ter várias experiências, mas digamos que você está se candidatando a uma vaga para a área de alimentação industrial, na sua headline não faz sentido ter destacado que você já trabalhou como costureira. 

 

Por fim, uma boa headline trabalha o marketing pessoal do candidato e vende a imagem dele para a empresa e, dessa forma,  você avança para as próximas etapas do processo de seleção. 

Quais as características de uma boa headline?

Para que uma headline seja boa, é preciso que ela siga algumas características básicas, por exemplo:

 

  • Tamanho;
  • Objetividade;
  • Boa escrita;
  • Fácil compreensão.

 

Logo, para que a sua headline seja boa e você alcance o seu objetivo de ter o currículo selecionado, é preciso que o seu texto não seja muito grande, você precisa ser breve, afinal, o tempo do recrutador é valioso.

 

Ademais, seja objetivo, não enrole para descrever as suas experiências, isso também contribui para que o seu texto seja breve. Além disso, escreva tudo corretamente, lembre-se que você está vendendo a sua imagem, por isso, não é bom ter erros ortográficos. 

 

Por fim, escreva um texto que seja fácil de entender, se for escrito com frases muito confusas, o recrutador vai desistir de ler e seu currículo não será selecionado. 

 

Desse modo, se você está se candidatando para uma vaga de sistema de gerenciamento de transporte, use todas essas características na sua headline para destacar o seu currículo e suas qualidades, assim, você terá mais chances de ser selecionado. 

Como escrever uma boa headline?

Confira abaixo algumas dicas para você não errar na hora de escrever a sua headline e melhorar o seu currículo:

  1. Foque na empresa

Ao escrever sua headline, veja os requisitos da vaga e conheça a empresa. Assim, você alinha o seu texto com as informações da vaga. Dessa forma, você aumenta as suas chances de ser selecionado, isso porque você destaca o que é importante para a empresa. 

 

Sendo assim, se você está se candidatando para uma vaga em uma empresa de assessoria contabil, verifique os requisitos e procure informações sobre o estabelecimento, principalmente para te ajudar na redação do headline. 

  1. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais vão te ajudar a convencer os recrutadores a selecionarem o seu currículo. Essas são estratégias que ajudam na tomada de decisão, através de uma escrita que acelera esse processo no cérebro. 

 

Dessa forma, pesquise sobre os gatilhos e tente usar algum no seu headline. Existem diversos tipos de gatilhos que podem se encaixar no seu texto, um exemplo é o gatilho mental de autoridade. 

 

Esse gatilho é usado para dizer para os outros que você entende sobre o assunto e sabe o que está falando. Por isso, é bom utilizá-lo no currículo.

 

Sendo assim,  use um gatilho mental na hora de se candidatar para a vaga de coaching de carreira e, dessa forma, destaque-se dos outros currículos. 

  1. Não minta

Na hora de se candidatar é compreensível que as pessoas tentem valorizar as suas qualidades e aumentem ou coloquem informações não verdadeiras. Por isso, só descreva aquilo que você realmente fez.  

 

Lembre-se que essas informações podem ser checadas na hora da entrevista, então se você não quiser passar vergonha é importante que tudo seja verídico. Sendo assim, não acrescente cursos a mais ou cargos que você não tenha feito ou trabalhado.

 

Logo, ao se candidatar em uma empresa de segurança do trabalho, coloque no resumo somente as coisas com quem você trabalhou e os cursos que você tem. Assim, você passa a imagem de uma pessoa íntegra e com valores. 

  1. Use palavras-chave

Com o alto número de candidatos e diversos currículos para analisar, muitos recrutadores só olham de relance os papeis. Por isso, usar palavras-chave é uma forma de prender a atenção do RH. 

 

Isso porque a empresa vai buscar candidatos que se adequem com aquela vaga, então, usar palavras-chave destacam a sua habilidade e alertam o recrutador de que você pode ser o candidato ideal para a vaga. 

 

Por isso, busque as palavras-chave da vaga e veja quais as que mais aparecem, dessa forma, você deixa a sua headline mais assertiva, bem como diz para o recrutador que você tem as competências necessárias para trabalhar no cargo. 

 

Logo, se você  se candidatar para uma vaga em uma fabricante de confecção de uniformes profissionais, procure as palavras mais usadas e insira isso no seu texto. 

Como usar headline no Linkedin

O Linkedin é muito usado pelos candidatos para procurar uma vaga de emprego, por isso, é interessante que você também tenha uma headline bem construída, assim, o seu perfil se destaca. 

 

Use a sua criatividade para que o seu texto seja diferente dos outros candidatos. Além disso, use a dica de palavras-chaves, mapeie as principais e use no seu perfil. 

 

Use uma narrativa e construa seu texto com uma sequência lógica para que as pessoas entendam perfeitamente a sua experiência. Com o seu resumo você tem como objetivo atrair o recrutador para que ele se interesse pelo seu perfil. 

 

Além disso, não use a frase “em busca de recolocação profissional”, isso porque ela não chama a atenção do recrutador e também não diz nada sobre você. Logo, o RH não vai ter interesse no seu perfil. 

 

Se você está se candidatando para uma vaga de sistema erp para pequenas empresas coloque algo que tenha relação com a vaga e te valorize para o cargo. 

 

Ademais, use foto no seu perfil, mas se lembre que esta rede social é usada para relações  profissionais, por isso, selecione uma foto que esteja de acordo. O seu perfil no Linkedin é como se fosse o seu currículo digital e, por isso, sua foto deve ser profissional.

 

Insira também no seu perfil um resumo de todas as suas experiências e formação acadêmica. Destaque as suas funções e resultados obtidos no seu tempo de trabalho. Além disso, adicione trabalhos feitos para demonstrar.

 

Dessa forma, dependendo da sua área, você pode usar a rede como portfólio e expor suas produções. Isso é bom para o recrutador que pode conhecer seu trabalho e verificar se você está alinhado com os requisitos da vaga.  

 

Sendo assim, se você for da área de educação pode destacar os seus trabalhos em escola infantil em SP, assim você destaca as suas qualidades para trabalhar na área. 

 

Por fim, mantenha todas as suas informações de perfil atualizadas, assim, você aumenta a sua chance de ter o seu perfil visualizado por algum recrutador e conquistar a vaga de emprego desejada. 

 

Portanto, para conseguir um emprego é preciso que a pessoa seja estratégica e saiba construir um bom headline e aumentar as suas chances de ser selecionado. Um bom headline ajuda o candidato a chamar a atenção do recrutador. 

 

Por isso, é bom que o texto seja bem escrito e contenha informações de relevância para a vaga. Desse modo, o currículo fica direcionado para a vaga desejada e se destaca no meio dos outros. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!