29 de março de 2024

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Como aproveitar a quarentena para lançar um negócio online

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É claro que a pandemia foi um dos piores acontecimentos do último século, já tendo se igualado a algumas grandes guerras em termos de perdas e prejuízos. Mas se tem algo que ela não prejudicou, foi o universo do negócio online.

Pelo contrário, o comércio eletrônico cresceu, e não foi pouco, desde o início da crise. Assim, se ele vinha se desenvolvendo entre 20% e 30% nos anos anteriores, desta vez a curva subiu 50% em poucos meses, ou seja, quase metade do tamanho total.

Os dados são da Ebit|Nielsen, e esse tipo de negócio representa cerca de 90 milhões de transações, e um total de mais de 100 bilhões de reais em vendas. Lembrando que esse percentual é uma média, que em alguns meses ultrapassou os 140% de crescimento.

Para além das pesquisas e estatísticas, também é possível cada um pensar em seu próprio caso, avaliando o quanto a internet tem sido importante não apenas para as compras, mas também para o consumo de informações, novidades e até estudo e entretenimento.

Naturalmente, costumamos comprar coisas e consumir serviços onde estamos, isto é, nos locais que frequentamos. Então, se estamos de quarentena e só podemos navegar na esfera digital, certamente é ali que vamos fazer nossas relações de compra e venda.

Aí é que entra a pergunta-chave: é possível aproveitar essa quarentena para lançar um negócio online do zero absoluto, sem jamais ter tido uma loja virtual? Não apenas é possível, como muitas pessoas vêm fazendo isso desde o primeiro mês.

O mais bacana é que a internet é conhecida por ser um espaço democrático, de modo que qualquer um pode chegar e marcar presença, crescendo de maneira orgânica e aparecendo nas maiores vitrines da atualidade.

Para isso, no entanto, é preciso que cada marca ou autônomo saiba se posicionar nas diferentes plataformas existentes. Bem como, que cumpra com alguns requisitos básicos e atenda às expectativas das gerações mais novas que frequentam o mundo digital.

As modalidades de negócios ou meios de divulgação são muitas, tais como:

  • Marketplaces;
  • Plataformas nichadas;
  • E-commerce próprio;
  • Redes sociais;
  • Motores de busca;
  • Blogs e vlogs;
  • E-mail marketing;
  • Entre outras.

Depois de ver algum resultado no empreendimento, já é possível dar alguns passos no sentido de profissionalizar ainda mais o negócio, investindo em anúncios, propagandas e impulsionamento em geral, o que permite atingir ainda mais gente.

Sendo assim, se você tem interesse em se consagrar nesse meio, aproveitando o momento de isolamento social para performar no mundo online e ganhar dinheiro, basta seguir adiante na leitura.

A pessoa precisa ser empreendedora nata?

É possível que alguns nasçam com a vocação de criar as maiores marcas da área de informática, de fast food, de esporte. Porém, pensar que para empreender na internet é preciso nascer com alguma vocação especial é um erro muito comum.

Na verdade, basta esforço, dedicação e estudo constante. Além, é claro, de escolher algo de que se gosta, como serviços de alimentação, para quem gosta de cozinhar, ou aulas particulares de música, para quem domina a área.

Em todos esses casos já existem plataformas que auxiliam na parte técnica, seja para entregar o alimento que você preparou, via motoboy, seja para fazer a ponte entre um professor de violão ou piano e os alunos que querem praticar aulas.

Também é aí que entram as decisões mais básicas, a respeito do formato de negócio que você vai abrir. Ele pode ser totalmente autônomo, contando com um e-commerce e uma marca, em torno de algo que você criou (com ou sem um sócio comercial).

Mas também pode ser um produto que você apenas vai revender em plataformas já prontas, como os famosos marketplaces. Alguns deles são B2C (Business to Consumer), e focam na relação entre as marcas e os clientes finais.

Outras plataformas são mais nichadas, e fazem a ponte entre empresas, ou de empresa para licitações públicas, e daí em diante. Em alguns casos, se você presta serviços de contabilidade, pode encontrar mais clientes, percebe?

Outra opção, num terceiro formato possível de lançar um negócio do zero na internet e ganhar dinheiro sem sair de casa, é a do produto afiliado. Neste caso, você vende e promove uma solução que já existe, e recebe uma comissão por isso.

Quais as maneiras de dar os primeiros passos

Do que foi dito acima, ficou claro como há de tudo um pouco, e que ninguém precisa ficar de fora, seja qual for o segmento de atuação. Além disso, as vantagens e os benefícios do negócio online também saltam aos olhos.

De fato, além de esse tipo de empreendimento não descumprir com as regras da quarentena, a maioria dos negócios online já conta com toda a infraestrutura necessária. Especialmente no tocante às formas de pagamento e ao sistema de entrega.

Não apenas nesse sentido, mas também em relação à própria esfera digital. Hoje, para criar um site do zero, mesmo sem ter o domínio ou uma hospedagem, e mesmo sem ter conhecimento em programação, é possível com poucos cliques.

Isso é assim, pois existem plataformas que facilitam a criação de sites e e-commerces. Nelas, você pode criar seu logotipo, escolher a identidade visual que mais combina com seu negócio, definir seu domínio e começar no mesmo dia.

Quando o foco está nos marketplaces (já citados acima), fica ainda mais fácil, pois eles são pensados de modo intuitivo, justamente para uma marca nova começar com facilidade e já fazer seus anúncios nos primeiros dias.

Ainda assim, o grande diferencial da internet está no marketing de conteúdo. Quando você abre um buscador e pesquisa por algo como fisioterapia ortopedica, ou mesmo quando segue uma empresa desse nicho pelas redes sociais, é ele que entra em jogo.

Adiante veremos como se destacar nesse universo dos conteúdos, dos grandes motores de busca e das mídias sociais. É ali que, por exemplo, os influenciadores digitais mais têm se destacado e crescido nas últimas décadas.

Como dominar o marketing de conteúdo?

Já não é segredo para ninguém que buscadores como Google, Bing e Yahoo se tornaram a maior vitrine do mundo. Mais do que apenas ajudar em pesquisas e trabalhos escolares, eles têm se focado cada vez mais em gerar experiências para os usuários.

Isso ocorre graças aos algoritmos ou famosos “robozinhos”. Assim, se você pesquisa algo como “empresas de contabilidade”, a tendência é que venham apenas os resultados mais próximos de você, e não de empresas de outro estado ou país.

Além disso, os parâmetros são voltados para o ranqueamento das melhores páginas, ou seja, aquelas que têm o melhor conteúdo. É aí que entra o esforço de quem está lançando seu negócio online e pretende aparecer nas primeiras páginas.

Você vai precisar criar um blog e postar conteúdos originais, que se mostrem realmente relevantes para o público a que se destinam. Os formatos que esse material pode assumir são cada vez mais variados, podendo ir desde textos e e-books até podcasts.

O importante é fazer o SEO (Search Engine Optimization), que são as regras de Otimização para Motores de Busca, que é justamente o que vai posicioná-lo com destaque nas primeiras páginas, das quais geralmente as pessoas não passam.

Este é o grande segredo do marketing de conteúdo, que tem revolucionado desde grandes marcas até negócios locais como pequenas confecções de camisetas para uniformes de empresas.

A grande dica de ouro está em manter o equilíbrio entre qualidade e quantidade. A frequência ajuda você a manter um compromisso com o público, e a qualidade vai torná-lo uma referência em seu segmento.

A importância das redes sociais nesse projeto

Todo mundo já ouviu dizer que uma marca precisa estar onde seus clientes estão, não é mesmo? Na internet, além dos blogs e do SEO, certamente as mídias sociais também têm o seu papel de destaque.

Seja para promover produtos populares ou soluções técnicas e nichadas, como seguros de autos, elas podem trazer excelentes resultados. A maioria delas permite criar contas jurídicas sem nenhum custo, e já começar a publicar.

A princípio, é possível fazer links com os conteúdos gerados no blogs, vlogs e demais canais. Mesmo para os marketplaces, que têm seus próprios canais de divulgação, é importante marcar presença em ao menos uma rede social.

O grande segredo é, justamente, reconhecer qual tem mais sinergia com o seu negócio. Algumas exploram mensagens instantâneas, outras aceitam textos maiores, além das mais famosas voltadas para multimídia como fotos, vídeos e imagens em geral.

Se o tema inclui algo como compensação ambiental, é possível fazer vídeos explicativos, além das famosas lives, que promovem o negócio ainda mais, sobretudo quando trazem convidados especializados na área de atuação.

Assim como os motores de busca, é possível crescer de maneira orgânica, mas também de modo impulsionado, pagando por anúncios e patrocínios.

Com isso, vemos como é perfeitamente possível aproveitar a quarentena para criar um negócio online do zero, sem nenhuma restrição quanto a valores iniciais, nichos de mercado ou mesmo conhecimentos de programação.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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