SB24Horas

Notícia na hora certa!

Como conseguir capital de giro para microempresa

Muitos empreendedores estão tão ansiosos para abrir logo o seu próprio empreendimento que acabam por não estudar antes sobre como funciona o projeto de administração de uma empresa, em sua relação com conceitos como capital de giro e investimento inicial.

 

Óbvio que é preciso conhecer o produto ao qual você pretende comercializar, ou serviço a ser oferecido, de forma garantir que a qualidade dos mesmo consigam chamar a atenção dos clientes e até mesmo dos concorrentes, a verem seu novo negócio como ameaça.

 

Contudo, no mercado comercial é necessário ter talentos que vão além daqueles voltados ao serviço com o qual o seu empreendimento irá trabalhar. Qualidades que costumam estar associados ao perfil popularmente conhecido como um investidor nato.

 

Sendo esse o motivo pelo qual empresas da região sudeste costumam procurar por companhias que realizam serviços terceirizados rio de janeiro, incluindo em seu catálogo os serviços de limpeza, mas também aqueles voltados a questões financeiras.

 

De forma a contar com o apoio de profissionais capacitados, que irão auxiliar esse novo empreendedor a administrar o seu projeto comercial, repassando algumas responsabilidades específicas para companhias que trabalham com isso.

 

No entanto, isso não significa que um gestor deve simplesmente ignorar os assuntos financeiros por não fazerem parte do seu acervo de conhecimentos. Pelo contrário, é preciso se preparar nesse sentido, para que o seu negócio tenha a chance de prosperar.

 

O que só irá acontecer se as pessoas responsáveis por tal empreendimento se mostrarem aptas a identificarem as melhores estratégias em relação ao seu negócio, que pode ser uma empresa de serviços de portaria SP, com o propósito de se expandir nacionalmente.

 

E para que esses objetivos sejam alcançados, é importante em primeiro lugar conhecer todos os conceitos técnicos que envolvem o processo de abertura e de gestão de um negócio, como o capital de giro, responsável por manter tal empreendimento vivo.

Ao que se refere um capital de giro?

O capital de giro é um conceito que refere ao valor necessário para que uma companhia consiga movimentar as suas atividades, envolvendo nesse caso os gastos com fornecedores, parceiros comerciais, pagamentos dos funcionários e do aluguel.

 

Um conjunto de débitos que ocorrem mensalmente e que precisam ser pagos dentro de uma frequência regular, para que esse empreendimento consiga funcionar em primeiro lugar, de forma a arrecadar lucro suficiente que justifique a existência do negócio.

 

Uma relação que lida com a manutenção de uma empresa, diferente do capital inicial, voltado a aplicação necessária para que esse empreendimento consiga abrir suas portas, com um valor de aplicação destinado a custear alguns gastos iniciais.

 

Como na solicitação de licença de operação cetesb, necessária para negócios que podem representar algum tipo de risco ao ambiente presente, mesmo que mínimo, além de outras necessidades, como a compra de mesas e cadeiras em um restaurante.

 

Um processo demorado, mas necessário para que os clientes sejam apresentados a um estabelecimento comercial já em pleno funcionamento, causando uma boa impressão nesse consumidor, de forma a conquistar sua atenção ao negócio.

 

Após o processo de abertura do negócio ter sido concluído, é preciso analisar como está o fluxo do caixa, ou seja, os valores de entrada e saída que se movimentam em relação a arrecadação financeira conseguida por esse restaurante citado, por exemplo.

 

Um cálculo para se identificar o lucro líquido desse empreendimento já descontado sobre os gastos necessários para a sua manutenção e as tributações legais que envolvem esse negócio, ou seja, o rendimento real desse projeto comercial.

 

Nessa relação, o capital de giro se refere ao custo mensal necessário para que esse empreendimento não apenas demonstre lucro, mas que ele consiga de fato se manter em pé, podendo sobreviver a período de crise, de modo a se recuperar futuramente.

 

O que para um privado laboratório de análise de água pode estar relacionado às contas de eletricidade, de água, manutenção das máquinas, pagamento dos técnicos da área entre outros quesitos. Gastos que mudam de um negócio para outro.

 

O elemento em comum entre todos estes empreendimentos é a necessidade de contar com um capital de giro em caixa, para que esse negócio consiga não apenas se manter, como estar em uma situação que permita o seu crescimento.

Conseguindo capital de giro aos seus negócios

Conquistar o capital de giro pode ser difícil para alguns negócios que se encontram em fase de implementação, por mais que ele apresente um grande potencial de equilibrar as contas nos meses seguintes. Mas até isso, não dá para ficar devendo os seus fornecedores.

 

Logo, é comum os empreendedores buscarem uma forma de custear esse capital de giro, pelo menos nos primeiros meses, até que o negócio apresente lucro suficiente para alcançar essa quantia apenas com os seus serviços.

 

Em uma situação que pode ser considerada similar ao uso de rodinha na bicicleta, que serão retiradas quando o ocupante desse objeto se mostrar confiante a pedalar por aí sem nenhuma peça de apoio.

 

E assim como alguns estabelecimentos precisam de licenças ambientais prévia instalação e operação, para que possam executar suas atividades comerciais naquele espaço, um negócio precisa garantir o seu capital de giro, para se manter vivo.

 

Algumas formas de se conseguir isso são:

Contribuição de sócios

Caso você de fato tenha confiança nesse seu empreendimento, muitas vezes pode ser necessário aplicar um dinheiro pessoal que vá além do investimento inicial, dando assim um aporte financeiro a esse projeto.

 

Uma contribuição que pode sair diretamente do seu bolso ou em parceria com os outros sócios envolvidos no projeto, no que pode ser encarado como uma aplicação extra no negócio, diante a confiança de progresso em cima do mesmo.

Linhas de crédito

Outra opção é recorrer a instituições bancárias, que podem liberar uma linha de crédito. Uma opção que deve ser vista com atenção, visto o valor de tributos e juros que podem ser aplicados nesse tipo de empréstimo.

 

Ao mesmo tempo que pode ser uma possível favorável, caso já exista uma negociação sendo feita com esse banco, diante o capital inicial do projeto, podendo ser negociado até mesmo um desconto sobre esse empréstimo adicional.

 

Valor que pode ser usado na manutenção da máquina suco laranja industrial a ser usada em uma lanchonete.

Adiantamento de recebíveis

Uma prática conhecida no mercado como factoring, o processo de adiantamento de recebíveis funciona através de um antecipamento do valor de crédito a ser recebido, sendo um valor que costuma ser negociado por diversas instituições financeiras.

 

Entre essas linhas créditos a serem recebidos que podem ser antecipadas, se destacam as vendas concluídas via:

 

  • Cartão de crédito;
  • Compras parceladas à prazo;
  • Carnês;
  • Cheques pré-datados.

 

Por mais que exista um valor a ser descontado diante do processo de adiantamento de recebíveis, muitas vezes, ter um acesso anterior a esses valores pode ser o necessário para que o seu negócio consiga se manter em funcionamento até se estabelecer.

 

Se por um lado um escritório de licenciamento ambiental consultoria necessita dessa ajuda inicial para se alcançar o valor necessário do seu capital de giro, do outro, esse processo não pode durar muito tempo, caso contrário seu negócio se encontra em risco.

 

Sendo preciso encontrar maneiras de regular a sua relação entre lucros e gastos.

Como manter o capital de giro em fluxo?

Para manter as contas do seu negócio em dia, a primeira coisa a ser feita é um bom planejamento, identificando quais credores devem ser pagos primeiro, evitando possíveis multas de atraso e a quantidade de produtos a ser encomendado aos fornecedores.

 

Esses são apenas alguns exemplos, já que o planejamento comercial deve lidar com todos os aspectos ligados à administração de um negócio, incluindo até a sua possibilidade de investimento e expansão.

 

Junto a isso é preciso rever os seus gastos, buscando maneiras de economizar, no que pode afetar até mesmo o valor praticado em cima dos seus serviços, tornando-os mais atrativos para os clientes, que podem se interessar por esse tipo de ofício.

 

Como na busca por administradora de condomínios preço, onde apresentar uma melhor relação custo-benefício pode conquistar esses possíveis clientes, aumentando assim o lucro da sua companhia, mesmo diante um preço mais baixo no mercado.

 

E por fim, é preciso saber como negociar, afinal, essa deve ser uma das características primordiais de quem pretende se colocar no comando de um empreendimento. Negociações essas a serem feitas com seus credores e fornecedores.

 

Ou qualquer pessoa que esteja relacionada ao seu negócio, até mesmo os clientes, onde um vendedor pode indicar um produto a mais durante o processo de compra, garantindo assim um retorno superior à companhia.

 

Tudo para que o seu capital de giro continue a fluir de forma constante, e junto a isso a relevância do seu negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.