28 de março de 2024

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Como automatizar suas vendas no Facebook?

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O Facebook é, atualmente, a principal rede social usada pelas empresas para aumentar a interação com o público. Na verdade, todas essas plataformas cresceram muito e se tornaram essenciais nas estratégias de marketing.

O fato é que o Facebook é a mais completa entre elas, pois permite que as marcas compartilhem conteúdos, imagens, vídeos e ainda prestem um bom atendimento aos clientes.

É dessa forma que as empresas conseguem alavancar mais clientes e, consequentemente, as vendas. Então, estar nas redes sociais é uma necessidade, visto que elas influenciam diretamente o comportamento de consumo das pessoas.

Quando o consumidor não encontra determinada organização no Facebook, chega a desconfiar da idoneidade da empresa. Pensando por esse lado, não há espaço para refletir se vale a pena ou não investir nessas plataformas.

Contudo, não basta estar nelas, é preciso saber trabalhá-las, então é aí que entra a automação que ajuda a gerir as vendas, as estratégias de marketing e, claro, o atendimento ao cliente.

Em vista disso, neste artigo, vamos falar sobre o crescimento das redes sociais como estratégia de marketing para atrair mais clientes e vendas, a importância da automação e falar um pouco mais sobre manychat e chatbot.

O crescimento das redes sociais

Não é de hoje que as redes sociais se tornaram parte essencial das estratégias de vendas e atração de clientes para as empresas. Só que administrá-las bem exige tempo, respostas imediatas, boa interação e atenção aos clientes.

A automação ajuda neste quesito, e é uma necessidade para qualquer tipo de organização, como uma empresa de serviços de hidrojateamento de alta pressão.

Essas plataformas, principalmente o Facebook, aproximam clientes e companhias, permitindo maior interação entre eles. E os consumidores modernos não abrem mão dessa facilidade, inclusive, na hora de comprar.

Vender pelas redes sociais é uma modalidade que cresce a cada dia, principalmente tendo em vista que as pessoas acessam esses sites pelos seus dispositivos móveis.

Se o seu negócio não está preparado para vender, acaba perdendo boas oportunidades, e novamente surge a importância da automação.

É preciso estar atento a todos os movimentos dos usuários. Por exemplo, se um seguidor enviou uma mensagem ou fez um comentário, ele quer obter as respostas rapidamente.

Quando a interação é demorada ou simplesmente ela não existe, este cliente ou potencial cliente se sente frustrado e o engajamento diminui.

Qualquer pessoa teria essa reação, afinal, houve uma interação que não foi correspondida pela marca. O consumidor, então, sente que está falando sozinho, e isso não é bom.

Se as redes sociais se tornaram uma necessidade para qualquer tipo de negócio, como uma empresa de locação de maquina de café SP, sua empresa deve estar lá, para não perder espaço no mercado.

Só que, mais uma vez, não basta criar um perfil, publicar algumas coisas e esperar que tudo aconteça. É preciso entender que estamos falando de um canal dinâmico e que exige contato imediato.

A automação do Facebook, por exemplo, não tem como foco apenas levar respostas rápidas para quem curte a página da marca, mas também para auxiliar em diversas estratégias, como:

  • Automação de relatórios;
  • Agendar publicações;
  • Gerar mais leads;
  • Controlar melhor o engajamento;
  • Automatizar o Messenger.

Para que você entenda melhor a importância da automação das redes sociais, principalmente do Facebook, no próximo tópico, trazemos mais algumas informações sobre o assunto.

Entenda a importância da automação

A automação do Facebook é essencial para atrair mais clientes e vendas, pois consegue otimizar processos, gerenciar e desenvolver as estratégias de uma marca na plataforma.

Para automatizá-lo, é preciso recorrer a algumas ferramentas, pois elas possuem funcionalidades que melhoram qualquer tipo de interação entre a página e seus seguidores.

Tudo isso é feito de forma natural, ou seja, a comunicação entre uma empresa de aplicação de bona em tacos e seus clientes é natural e não mecânica.

Dessa forma, a interação é humanizada, mesmo que seja totalmente automatizada. Isso acontece por meio de sistemas que executam ações determinadas pela equipe, de acordo com o tipo de comunicação que a marca quer estabelecer.

Para você entender melhor a necessidade de automatizar o perfil do Facebook de seu negócio, a seguir, vamos esmiuçar as estratégias que essas ferramentas podem assumir. São elas:

Automação do Messenger

O Messenger possibilita que as organizações se comuniquem diretamente com seus clientes, e por isso é um importante canal de comunicação.

Alguns recursos como o manychat e o chatbot são essenciais para responder automaticamente às perguntas comuns que os seguidores enviam.

Exemplo disso é quando eles pedem o endereço de uma fabricante de termopar J ou perguntas referentes ao preço dos produtos, por exemplo.

Essas e muitas outras perguntas podem ser respondidas por esses dois recursos que automatizam o Messenger do Facebook.

Além de responder a essas perguntas, é possível aumentar a interação com os seguidores, indo além do atendimento ao cliente, sendo usado para vendas, qualificação de leads e outras ações de marketing.

Agendamento de publicações

A automação também auxilia as publicações na plataforma e esta função é a mais utilizada pelas organizações.

Essa função reduz o trabalho dessa atividade que costuma ocupar bastante tempo no dia a dia das equipes de marketing das companhias.

Só que esta não é a única funcionalidade das ferramentas de automação do Facebook, como veremos a seguir.

Geração de leads

O Facebook oferece um recurso para geração de leads conhecido como Facebook Lead Ads. Com ele, uma empresa de cenografia para eventos, por exemplo, consegue configurar campanhas que ajudem a gerar cadastros de leads.

Esta funcionalidade se apresenta como uma forma eficaz de gerar esses potenciais clientes, sem interromper uma campanha de gestão.

Controle de engajamento

Se uma marca consegue responder rapidamente aos comentários dos seguidores em sua página, aumenta e muito o engajamento deles.

Só que a comunicação não pode ser mecânica, por exemplo, dar a mesma resposta para todos os usuários, pois eles vão perceber que se trata de uma resposta automática. Ou seja, trabalhar dessa forma ou não responder, são a mesma coisa.

Cada resposta deve ser fluida e natural, bem como deve estar de acordo com o contexto do comentário. Por exemplo, se uma pessoa disse que gostou muito da camisa polo uniforme que comprou, a empresa deve responder, como:

“Obrigada, fulana, estamos satisfeitos que tenha gostado da nossa camisa”.

Por outro lado, se o cliente comentar que precisa realizar a troca de um produto, o ideal é que a empresa responda algo, como:

“Olá, fulano, entendemos a sua situação. Vamos te mandar uma mensagem no Messenger, ok?”

Se a empresa der a mesma resposta, de maneira incoerente, para esses dois casos diferentes, os consumidores sentirão que estão falando sozinhos.

Além de ajudar a construir boas respostas, a automação também ajuda a controlar o engajamento dos clientes com o seu negócio em tempo real. Além disso, é possível acompanhar as informações sobre sua empresa que circulam no Facebook.

Além de melhorar o relacionamento com os consumidores, é uma forma de aumentar as oportunidades de venda.

Automação de relatórios

Toda empresa, como uma fabricante de batedeira industrial, por exemplo, precisa analisar as suas campanhas de marketing no Facebook.

É dessa maneira que elas conseguem identificar falhas e erros que podem ser eliminados do planejamento, ou, então, melhorados.

Por exemplo, se você investiu em determinada palavra-chave para a campanha de anúncios que vão circular na plataforma, e percebe que ela não está dando bons retornos, pode interromper a campanha e aplicar um novo termo.

O marketing digital é um aprendizado contínuo, mas o bom disso é que todos os erros podem ser corrigidos imediatamente, o que evita perda de investimento e tempo.

Você não precisa manter as estratégias que não funcionam, podendo adequá-las ao seu público-alvo e obter os melhores resultados.

Independentemente de qual seja o seu objetivo dentro do Facebook, as ferramentas de automação geram relatórios que permitem coletar dados que otimizem os conteúdos e os anúncios pagos.

Em outras palavras, o seu negócio não fica prejudicado e tem a chance de corrigir erros e falhas, até que seja possível alavancar o número de clientes e vendas.

O melhor é que isso pode ser feito por qualquer tipo de organização, desde uma fabricante de retrofit de iluminação até os mais variados tipos e segmentos.

Considerações finais

Lendo este artigo, ficou clara a importância do Facebook e das redes sociais em geral para o seu negócio. Mas ficou ainda mais claro todos os benefícios que a automação pode trazer.

Mais do que construir o perfil da sua empresa nesses sites, é importante automatizá-los para potencializar os resultados de suas estratégias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

  

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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