As redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas, além de influenciarem de muitas maneiras. Quanto às empresas, estas precisam estar lá para se comunicarem com seu público e entendê-lo, divulgando seus produtos, serviços e fortalecendo a marca.
Chega a ser estranho quando um usuário não encontra uma empresa nessas plataformas, uma vez que elas ajudam, também, a aumentar a confiança do consumidor em uma marca.
Então, isso acaba servindo para os empreendedores que estão começando agora, pois as redes sociais são excelentes meios para fazer com que um número maior de pessoas se conscientizem a respeito de uma nova empresa no mercado.
Só que isso deve ser feito do jeito certo, por meio de boas estratégias que visam a divulgação e a expansão daquela empresa, permitindo que ela cresça.
Para quem está começando agora, talvez seja mais difícil saber como dar o primeiro passo nesse canal de comunicação tão importante. Sendo assim, o começo é entender que não é difícil, mas que é preciso conhecimento.
Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância das redes sociais para quem está empreendendo, bem como dar algumas dicas de estratégias para divulgar e expandir os negócios.
Importância das redes sociais para os negócios
É importante entender por que as redes sociais são tão indispensáveis para quem empreende, já que elas são uma das principais responsáveis por fazer um negócio ir mais longe.
Isso acontece principalmente, porque as pessoas estão passando cada vez mais tempo conectadas, principalmente nesses sites. Então, ali, vamos encontrar quem esteja procurando por compressor de ar schulz e muitos outros produtos ou serviços.
Quem está empreendendo e entrando nesse mundo competitivo agora, precisa conhecer essas plataformas e aplicar suas estratégias, para ter acesso a vantagens que explicitam a importâncias delas para as empresas.
Dentre as principais temos:
Mais proximidade com futuros e antigos clientes
Uma vez que as pessoas passam tanto tempo na internet, é óbvio que os pequenos empreendimentos também precisam estar conectados.
O empreendedor precisa ir até o seu público, mostrando o que o negócio dele tem a oferecer e de que maneira ele pode ajudar.
Sim, ajudar, pois empresas que se preocupam em solucionar problemas, e demonstram isso são mais valorizadas.
Também, se um usuário pesquisar por telha metálica preço no Google, ele vai encontrar milhares de resultados.
Então, supondo que ele encontre uma nova pequena loja, com um preço que lhe interessou, com certeza ele vai procurá-la nas redes sociais.
É isso o que traz segurança para os consumidores, principalmente pelo Facebook, já que ali os clientes podem opinar e falar sobre o que acharam da loja como um todo.
Tudo relacionado a questões como:
- Atendimento;
- Preço;
- Cumprimento de prazos;
- Qualidade dos produtos.
Mais do que despertar a confiança do consumidor, isso contribui para outras ações de marketing, sem gastos para o negócio, como no caso da propaganda boca a boca.
Também é uma maneira de ser encontrado por clientes mais antigos, que por alguma razão ficaram um tempo sem comprar. É comum que algumas pessoas se esqueçam das marcas, mas as redes sociais estão lá para sempre recordar o consumidor.
Mais interação com o público
Mais do que estar conectado, é importante interagir. Por meio das redes sociais isso é mais fácil, uma vez que o empreendimento estará mais próximo de seu público-alvo.
Essa interação, quando feita da maneira certa, melhora o engajamento e torna a marca mais conhecida nessas plataformas.
Interagir corretamente significa participar ativamente das redes sociais, respondendo comentários, curtindo postagens, seguindo pessoas, etc.
Mais visibilidade para os negócios
Uma pequena empresa de calibração de valvulas de segurança pode crescer muito nas redes sociais, inclusive podendo oferecer os seus serviços para todo o Brasil.
Se não tiver condições de fazer isso no início, pode, pelo menos, ir além da região onde está localizado, atendendo, por exemplo, outros pontos da cidade.
Isso acontece porque as redes sociais não têm fronteiras, aumentando o conhecimento do público em relação a micro e pequenas empresas, bem como fortalecendo a estrutura para que possam crescer.
Se antes era preciso desembolsar uma boa quantia para se destacar, hoje isso não é mais necessário, possibilitando que empresas de qualquer tamanho conquistem um espaço merecido no mercado.
Oportunidade de feedback
Por meio das redes sociais, uma pequena revenda de bomba de água centrífuga que esteja se inserindo no mercado agora pode receber comentários a respeito de seus produtos, atendimento, preços, etc.
É uma excelente oportunidade para os novos empreendedores aprimorarem os serviços que oferecem. Essa melhoria contínua com base nos depoimentos do público-alvo permite que a marca se molde de acordo com seu público.
Então, ela passa a atender às necessidades dele, aumentando o grau de satisfação de quem já é cliente, além de atrair consumidores com potencial para fazer negócio.
Só que, além de usar esses comentários para fazer as melhorias necessárias, é importante que a empresa responda cada um deles com respeito e cordialidade.
Essa atenção mostra que a marca não está interessada apenas em vender, mas também em trazer soluções eficientes para o dia a dia dessas pessoas, ouvi-las e compreendê-las.
Vendas com menor custo
O objetivo de qualquer negócio é vender, seja roupas, resistência tubular, acessórios automotivos, serviços de manutenção ou qualquer outro.
Afinal, é por meio das vendas que a empresa gera renda e consegue se manter ativa e competitiva.
Por meio das redes sociais, uma empresa consegue vender para qualquer lugar, o que expande os negócios.
Tudo isso acontece sem que a empresa precise investir em propagandas caras e até funcionários.
Só que todas essas possibilidades só se tornam realidade se o empreendedor souber usar boas estratégias para divulgar e expandir seu negócio.
Dicas de estratégias nas redes sociais
Trabalhar com essas plataformas pode ser mais simples do que parece, seja para uma empresa de manutenção de elevadores ou qualquer outra.
Mas, para isso, é necessário pôr em prática algumas ações, como:
Definir os objetivos
Mais do que divulgar os produtos e serviços, as redes sociais também são excelentes caminhos para trabalhar a imagem do negócio.
Para atingir os objetivos, é necessário estabelecer metas para entender quais são as necessidades da empresa.
Um bom planejamento dos objetivos e das ações que serão colocadas em prática economiza tempo, dinheiro e os resultados são muito mais satisfatórios.
Dentre os objetivos, podem estar a melhoria do atendimento ao cliente, aumentar o tráfego do site, promover a presença da marca na internet, melhorar as vendas, fidelizar os clientes, divulgar produtos e, claro, expandir a marca.
Conhecer o público-alvo
Uma pequena empresa de instalação de central de alarme de incêndio endereçável, por exemplo, precisa conhecer as características da sua audiência.
Qualquer marca, aliás, precisa saber com quem está falando, para que, dessa maneira, consiga escolher os melhores conteúdos, oferecer as soluções adequadas e aprimorar aquilo que é vendido.
Escolher os melhores canais
Quais são ou qual é a melhor rede social para estar próximo do público-alvo do negócio? Essa pergunta ressalta um fator importante, que é um erro comum cometido por muitos empreendedores que estão começando agora.
A maioria acredita que deve ter um perfil ativo em cada rede social. Isto é um engano, porque essas plataformas possuem estilos diferentes e reúnem perfis diferentes de público-alvo.
Por exemplo, uma pessoa interessada em válvula de segurança provavelmente estará no Facebook. Já um usuário interessado em tendências de moda estará no Instagram.
Estas são apenas suposições, uma vez que para escolher adequadamente, a empresa precisa pesquisar a fundo as características e comportamentos do seu público.
De qualquer forma, incluir o Facebook dentre as escolhas nunca é perda de tempo para as marcas, uma vez que esta plataforma reúne praticamente todos os perfis de consumidores, interessados nos mais variados produtos e serviços.
Criar conteúdos de valor
A partir do momento em que o empreendedor identificou e escolheu as redes sociais que vai usar, é preciso investir em conteúdo de valor para a audiência.
Isso é feito por meio de uma estratégia do Marketing Digital, conhecida como Marketing de Conteúdo.
Ele tem como objetivo atrair e converter usuários em clientes, por meio do compartilhamento de materiais ricos e relevantes para o público, relacionados à atuação da marca.
Esses conteúdos são publicados em um blog e compartilhados nas redes sociais. Também podem assumir diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens, infográficos, etc.
Conclusão
Trabalhar com as redes sociais é fundamental para quem quer empreender, principalmente nesse mercado tão competitivo.
Afinal, por meio delas é muito mais fácil divulgar os produtos e serviços, bem como expandir a marca e sua capacidade de atuação no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




