Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Variedades

Como as empresas usaram a internet para sobreviver ao período de pandemia

A crise causada pelo novo coronavírus é brutal. Para se ter uma ideia, 700 mil negócios já fecharam as portas desde o início da situação e há risco de ainda mais delas terem de declarar falência até o fim de 2020. No entanto, alguns negócios conseguiram sobreviver. Para entender como essa adaptação aconteceu, é necessário compreender como as empresas usaram a Internet para sobreviver ao período de pandemia.

A rede mundial de computadores foi a principal ferramenta para ajudar negócios de todos os tipos a permanecer abertos, especialmente nos momentos mais complicados do lockdown. Agora que a maior parte dos negócios já voltaram a abrir as portas, a Internet permanece sendo uma ferramenta útil para garantir sucesso para as empresas, mais vendas e resultados positivos no geral.

Quer saber como as empresas usaram a Internet para sobreviver ao período de pandemia? Então siga a leitura abaixo!

Como as empresas usaram a internet para sobreviver ao período de pandemia?

Divulgação

Uma das principais ferramentas que as empresas encontraram para sobreviver nesse período de pandemia do novo coronavírus foi a divulgação na Internet. Afinal, a rede mundial de computadores é um hub de praticamente todas as pessoas do planeta, o que faz com que seja um excelente lugar para promover o seu negócio.

Hoje em dia, as redes sociais e plataformas de vídeo são as principais formas de divulgar seu negócio na Internet. Isso porque só o Facebook, por exemplo, tem 127 milhões de brasileiros, enquanto o YouTube é dono de 37% de todo o tráfego online.

E nem é preciso investir muito para divulgar seu trabalho por lá. Com as ferramentas certas, é possível criar vídeo com fotos e ter um material audiovisual para soltar nas redes e no YouTube, divulgando o seu negócio.

Dessa forma, várias empresas conseguiram ganhar destaque e conquistar novos clientes para sobreviver a essa pandemia do novo coronavírus.

Vendas

O mercado de ecommerce no Brasil deve bater o recorde de R$100 bilhões de faturamento em 2020. Uma das razões disso é o fato de que praticamente todas as vendas realizadas no país durante um certo período do ano foi feita pela Internet.

Para as empresas que sobreviveram à pandemia, foi necessário investir em ter lojas digitais para poder vender mais pela Internet e conseguir ter um bom fluxo de clientes.

A razão para isso é bem óbvia: se as pessoas não podem sair de casa, então é necessário usar a rede para poder vender para elas. Se não for por isso, não é possível fechar vendas.

É por isso que muitas empresas correram para garantir que poderiam vender seus produtos pela Internet. Nem sempre é possível, mas com criatividade e dedicação dá para garantir alguns bons resultados.

Entregas

Os aplicativos de entrega via delivery, como o Rappi, iFood e outros, registraram um crescimento gigantesco nessa pandemia. Uma das razões disso foi o fato de que eles passaram a entregar mais do que apenas comida de restaurante para os clientes.

Além de pratos customizados, eles também passaram a entregar compras de mercado e remédios de farmácia, além de produtos diversos. Basicamente, se cabe na caixa de entrega do motoboy, pode ser vendido nesses aplicativos.

Para muitas empresas, essa foi uma das formas encontradas para conseguir vender mais e sobreviver à pandemia. É claro que mercados, restaurantes e farmácias foram os mais beneficiados, mas todas as outras empresas conseguiram encontrar formas de aproveitar esse movimento também.

Digitalização do negócio

Por fim, uma das formas que as empresas usaram a Internet para sobreviver ao período de pandemia foi por via da digitalização do negócio. Não estamos falando só do ponto de venda, como uma loja digital, mas também de outros processos internos do negócio.

Um dos principais exemplos disso foi o trabalho via home office. Ele já era relativamente popular pré-pandemia, mas explodiu durante esse período, alcançando uma boa parcela de população.

Isso ajuda o negócio a diminuir custos e a continuar funcionando mesmo em um período de crise. Para muitas empresas, foi justamente a chave para vencer essa pandemia.

É claro que nem todas as empresas podem utilizar todas as soluções citadas neste artigo. No entanto, pelo menos uma delas pôde ser usada. Por exemplo, um restaurante precisa dos seus funcionários no local para produzir a comida, mas pode usar a divulgação online e a entrega para vender. Já uma empresa de contabilidade não vai se beneficiar da entrega ou das vendas pela Internet, mas pode usar a divulgação e o home office.

Aprendeu como as empresas usaram a Internet para sobreviver ao período de pandemia? Com essas informações, agora o seu negócio pode se adaptar também para conseguir ter mais sucesso nesse período complicado. Lembre-se de que o número de usuários na Internet só cresce e, assim, a rede será cada vez mais importante. Se o seu negócio ainda não é digitalizado, é hora de mudar isso.

Se você gostou da discussão, compartilhe-a nas redes sociais para que mais pessoas possam participar do debate!