Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Como aproveitar melhor o tempo livre?

Saber como aproveitar o tempo livre é uma arte, ainda mais para uma rotina cada vez mais corrida e conturbada, como nos dias de hoje. 

 

No entanto, mesmo que seja extremamente importante se dedicar com afinco aos trabalhos e estudos, os momentos de lazer são fundamentais para a qualidade de vida.

 

Por esse motivo, é necessário saber como dosar as ocupações da carreira profissional, com uma existência equilibrada e harmoniosa, aproveitando ao máximo os momentos em que não estamos no escritório, sala de aula ou em nossos afazeres diários.

 

Aliás, é preciso saber como desfrutar do melhor da vida. Por isso, o artigo de hoje vai trazer algumas dicas de como aproveitar melhor o tempo livre, mesmo dentro de casa, com atividades para promoção do seu bem-estar e saúde. Acompanhe a leitura!

1 – Faça um planejamento dos horários

Fazer um planejamento de todas as suas atividades pode ser a chave para dispor de mais tempo livre no seu dia a dia. Assim, é possível separar as horas que você irá se dedicar ao trabalho e estudos, dos momentos de lazer.

 

Durante o planejamento, elenque quais atividades você sempre quis fazer, mas está procrastinando. Por exemplo, buscar o material para fazer jardim vertical na sua casa, fazer uma atividade física, entre outros.

 

No planejamento, não inclua somente as tarefas propriamente ditas, mas também o tempo de deslocamento, caso você tenha que realizar alguma tarefa fora de casa.

 

Desse modo, é possível definir algumas prioridades e saber exatamente quanto tempo você pode destinar ao seu lazer e descanso. Caso sobre algumas horas depois de completar uma atividade, aproveite para relaxar.

 

Além disso, quando nos planejamos adequadamente, podemos melhorar a nossa produtividade. Ou seja, você irá aproveitar tanto o tempo de trabalho quanto o tempo livre!

2 – Pratique atividades físicas

Os exercícios físicos são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar. 

 

Por esse motivo, é importante colocá-los dentro da sua rotina, como uma forma de aproveitar o tempo livre e cuidar do corpo.

 

Aliás, as atividades físicas são extremamente benéficas para combater o sedentarismo, uma das principais causas de doenças crônicas, agravamento de enfermidades cardiovasculares, entre outros problemas.

 

Para quem tem aparelhos de pilates em casa, uma boa ideia pode ser aproveitar o tempo livre com aulas online dentro de casa, evitando deslocamentos. Em poucas semanas, você irá perceber o quanto o seu organismo estará mais forte e saudável.

 

Além disso, os exercícios físicos trazem muitas vantagens, incluindo:

 

  • Melhora na qualidade do sono;
  • Melhora no bom humor e saúde mental;
  • Aumento dos níveis de energia;
  • Aumento da capacidade cerebral.

 

A prática de atividades físicas regular também é ajuda no fortalecimento da saúde da pele, sendo capaz de aumentar a produção de antioxidantes naturais do corpo, substâncias que ajudam a proteger as células do envelhecimento precoce.

 

É importante escolher exercícios que façam bem para você, isto é, que te ajudem a relaxar e sejam prazerosos. Algumas opções são: dança, yoga, pilates, treinos funcionais, musculação, entre outros.

3 – Arrume os móveis da sua casa

Manter a casa arrumada, limpa e organizada ajuda no bem-estar físico e mental dos moradores. 

 

Imagine, por exemplo, ver uma sala de TV planejada com uma decoração elegante, sem desorganização. Provavelmente, teremos uma sensação muito mais agradável, do que um espaço sujo.

 

Além disso, ter um lar organizado pode ser uma excelente fonte de inspiração para a criatividade. Ou seja, usar o seu tempo livre para manter a casa em ordem também é uma maneira de influenciar positivamente na sua produtividade.

 

É possível usar o momento não somente para arrumar um ambiente, mas também verificar a organização dentro de um armario sob medida

 

Normalmente, a cozinha é uma grande inimiga da organização, com uma série de panelas e potes que ficam jogados nos gabinetes da pia e nos armários.

 

Ao realizar a organização, você também otimiza o seu tempo, pois não fica longos minutos procurando um objeto em específico, que se perdeu no meio de um amontoado de coisas. Uma dica é separar os itens por utilidade ou por tamanho.

 

Se preciso, verifique se não há a necessidade de instalar mais uma estante planejada na sua casa, para melhorar ainda mais a organização do espaço.

4 – Faça trabalhos manuais

Muitas pessoas possuem o dom da arte, com criatividade para produzir diversos trabalhos manuais, como artesanato, bijuterias, pinturas, reformas de artigos, entre outros. 

 

No entanto, com a falta de planejamento e a rotina corrida, acabam esquecendo de aprimorar suas técnicas.

 

Por isso, durante o seu tempo livre, invista nos seus hobbies. Por exemplo, se você gosta de fazer mandalas com restos de materiais de construção, busque por uma promoção de pisos e revestimentos, compre o que é necessário e já se planeje, colocando algumas metas diárias.

 

Mesmo que o seu tempo livre seja pequeno, em torno de 15 minutos, você não precisa produzir uma mandala inteira em um único dia. Vá aos poucos, mas lembre de tornar isso parte da sua rotina, para que você se distraia um pouco do trabalho e estudos.

 

Ou então, caso o objetivo seja reformar uma janela de correr em alumínio, busque fazer isso como um hobbie, também levando em consideração que é um trabalho manual.

5 – Brinque com seus filhos

A nossa preocupação exacerbada com os afazeres diários, incluindo trabalho e tarefas domésticas, pode prejudicar o relacionamento com os filhos. Por esse motivo, é fundamental ter um tempo dedicado a eles e ao convívio familiar.

 

Sendo assim, reserve alguns horários para atividades de lazer com as crianças, como idas ao cinema, teatro, museus ou qualquer outro programa que possa ser realizado em família. 

 

Além disso, busque aumentar os níveis de proximidade, através de diálogos diários e troca de experiências.

 

Por exemplo, você pode pedir ajuda aos seus filhos para trocar uma tela contra insetos do quarto deles. Uma atividade banal, mas que pode ser transformada em um bom momento para compartilhar em família.

6 – Mude os seus hábitos

Muitas vezes, costumamos não usar o nosso tempo livre como desejamos por conta de maus hábitos, como a preguiça. 

 

Claro que é fundamental ter momentos de descanso, mas é preciso ter consciência de que, com a falta de planejamento, a preguiça pode nos dominar.

 

Diante disso, eliminar a preguiça é o primeiro passo para vencer o desânimo e executar todas as atividades do dia, além de aproveitar os momentos de lazer da melhor forma possível.

 

Fora o planejamento, algumas ações simples também podem superar a preguiça, como adotar uma dieta mais saudável, praticar atividades físicas regularmente, ter uma boa noite de sono e evitar passar muito tempo nas redes sociais.

7 – Tenha um tempo só seu

O autocuidado, como o próprio nome já diz, é a iniciativa de cuidar de si mesmo, com atenção às nossas próprias necessidades, buscando desenvolver hábitos para o bem-estar.

 

Vale dizer que cuidar de si não significa negar o cuidado dos outros. Muitas vezes, achamos que aproveitar o tempo livre é sempre estar em contato com familiares e amigos, esquecendo que nós mesmos precisamos de um tempo.

 

Ou seja, cuidar de si também é garantir que você esteja bem quando for preciso cuidar do outro. Dessa maneira, é possível ter mais disposição, saúde e qualidade de vida para dar continuidade aos projetos e tarefas diárias.

 

O autocuidado pode envolver vários tipos de atividades durante o tempo livre, como a prática de exercícios físicos, ou assistir aquele filme favorito, ler um bom livro, cuidar da pele (skincare) ou meditar. O importante é fazer algo agradável e que você tenha prazer.

 

Não se sinta egoísta por tirar um tempo para você. Afinal de contas, exercer o autocuidado é a principal forma de manter a integridade da saúde mental. Portanto, é algo que afeta diretamente a nossa qualidade de vida.

Conclusão

A busca incessante pela produtividade, aliada com uma rotina de trabalho cada vez mais ágil, faz com que os tempos livres sejam escassos nos dias de hoje. 

 

No entanto, é preciso saber como aproveitar esses momentos, visto que o lazer é tão importante quanto o trabalho, especialmente para a saúde mental.

 

Sendo assim, é necessário buscar alternativas para aproveitar melhor o tempo livre, realizando atividades que façam bem para o corpo e mente, além de promover o bem-estar e prazer a você mesmo e pessoas ao seu redor.

 

Por esse motivo, faça um planejamento do seu dia, colocando todas as suas tarefas obrigatórias em destaque. 

 

Desse modo, é mais fácil verificar quais são os momentos de tempo livre e, assim, buscar como aproveitá-los da melhor maneira possível.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.