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Como alimentar a reputação da sua empresa nas redes sociais

Construir uma boa reputação online pode ser uma das mais inteligentes estratégias para empresas que trabalham no mundo atual, onde o digital passou a fazer parte do comportamento de clientes e muitas formas de relação acabaram se transformando.

 

A reputação, de uma maneira geral, é aquilo que não apenas consumidores consideram de uma empresa, mas também todo o público em geral, inclusive concorrentes, o que traz uma grande responsabilidade para quem a produz, como empresas de usinagem.

 

Não podemos deixar de falar que essa é uma forma de imagem e identidade de uma empresa, que juntas correspondem a um significado, quase sempre aquele que a empresa quer passar, sempre com o máximo de considerações positivas, como ética e compromisso.

 

Ao longo do texto a seguir serão pontuadas as principais formas de alimentação de uma reputação utilizando as redes sociais, um dos principais canais de comunicação entre empresas e sua audiência, levantando a importância dessa construção.

A importância para empresas de uma boa reputação nas redes

A reputação de uma empresa sempre foi um fator importante, desde os tempos mais antigos, onde negócios e os próprios comerciantes eram praticamente avaliados por seus consumidores e pelo público em geral da localidade onde atuavam.

 

Quase sempre a reputação é algo que se assemelha a tudo o que uma empresa faz, a qualidade dos produtos ou serviços que ela oferece e também naquilo que ela agrega a seus consumidores, juntando, ainda, sua imagem como uma companhia positiva.

 

Então, dentre as principais questões que eram e ainda são consideradas parte de uma boa reputação, estão as seguintes:

 

  • Compromisso com o cliente;
  • Ética;
  • Consistência em suas ações;
  • Produtos ou serviços de qualidade;
  • Preços juntos;
  • Dentre outros.

 

Ao longo dos anos, no entanto, com a chegada das redes sociais, a reputação construída por esses canais passou a evidenciar outras demandas solicitadas pelos próprios consumidores e pela audiência online, incorporando outros quesitos.

 

Passou-se, por exemplo, a ter uma maior necessidade de fala sobre assuntos relevantes e considerados essenciais para a audiência, como questões ambientais, de inclusão, posicionamentos sobre assuntos do dia a dia e até mesmo um olhar descontraído.

 

Em cada tipo de marca e atuação da empresas existem públicos que solicitam das companhias um tipo de posicionamento, um comportamento que os agrade e os incentiva a continuar não apenas consumindo seus produtos, mas endossando sua reputação.

 

Além disso, por conta de inúmeras evoluções na sociedade, a forma como um negócio, como no caso de uma empresa de aluguel de geradores, faz sua comunicação e toma partidos, pode ser motivo para um maior engajamento e com certeza uma maior adoração.

 

Todas essas mudanças na forma como o público passou a considerar uma reputação puderam ser vistos como condições essenciais para que fossem trabalhadas e estruturadas pela empresa, sempre com um intuito de entregar aquilo que foi solicitado.

 

Assim, podemos dizer que a reputação de uma empresa está automaticamente ligada a tudo o que envolve o seu público e sua persona, bem como o grupo de pessoas que as cerca. Quanto mais sincronicidade, maior o controle de que sua imagem está positiva.

Quais as melhores formas de colocar em prática

Colocar em prática uma boa reputação por meio das redes sociais demanda, além de grande entendimento sobre o público-alvo de uma empresa, um conhecimento forte sobre tendências e comportamentos da sociedade nos últimos tempos.

 

Atrelado a essas condições, está a compreensão de gerenciamento de crises, já que incidentes relacionados ao produto ou serviço, ou a pessoas que estão ligadas com a própria empresa, podem destruí-la em segundos se nada for feito para salvá-la.

 

Mas de um modo geral, entender como construir uma boa reputação deve ser o passo inicial de empresas que têm como prioridade uma boa relação com seus públicos e com pessoas e empresas relacionadas a outros setores, algo que conta para a empresa.

 

Veja abaixo alguns dos principais feitos que as empresas, como lojas de calibração de equipamentos de laboratorio, devem se preocupar na hora de de construir uma boa imagem e identidade nas redes sociais, criando de fato uma boa reputação.

  1. Produza conteúdos consistentes

Uma boa forma de começar a construção de uma boa reputação é durante a produção dos conteúdos que sua empresa faz nas redes sociais, que além de serem focados em venda e em objetivos relacionados aos propósitos da empresa, fazem parte da imagem.

 

Muitas empresas têm o costume de produzir postagens nas redes de maneira leviana, sem o mínimo de planejamento e pensamento estratégico, algo que claramente é sentido pelo público, que não cria nenhuma proximidade e não a considera confiável.

 

A confiança é o primeiro passo para que uma boa reputação seja criada. Por isso, é tão importante construir bons conteúdos, ricos de informação e criados com linguagens certas e com uma conectividade excelente, justamente para que as empresas ganhem relevância.

  1. Foque em qualidade e não em quantidade

Empresas com grande reputação nas redes geralmente são aquelas que produzem conteúdos importantes e certeiros, aproveitando bons momentos para comunicarem com exatidão e com qualidade para seus públicos, como uma loja de calandra de chapas.

 

Nem sempre a quantidade será sinônimo de qualidade dentro da construção de uma boa reputação online, visto que muitas empresas que se comunicam demasiadamente acabam cansando o público, o que gera um sentimento negativo por parte desses consumidores.

 

Além disso, dentro da concepção de reputação, está também a forma como uma empresa sabe lidar com o público de forma simples, direta e efetiva, algo que muitas vezes não acontece com conteúdos criados sem base nos ideais e no timing da companhia.

  1. Saiba se posicionar de forma adequada

Como dito ao longo do texto, saber se posicionar em determinadas situações faz com que a empresa suba de nível na concepção do cliente sobre sua reputação e sua autoridade. Por isso, entender sobre as temáticas atuais e estudar o lado que se afirma, é essencial.

 

Uma empresa que vende tenda piramidal, por exemplo, transmite uma maior confiabilidade e assim ganhou uma boa reputação justamente por se posicionar bem sobre situações ambientais na cidade onde atua, já que se tornou relevante para seus clientes. 

  1. Faça um bom planejamento de marketing de conteúdo

É importante fazer um bom planejamento de mídia dentro da construção de uma comunicação com foco em reputação nas redes sociais, visto que cada canal de contato com o cliente pode ser bem utilizado dentro dessa demanda.

 

Por exemplo, é comum vermos empresas que sabem divulgar, em três ou quatro redes sociais, conteúdos não repetitivos, mas sim produzidos para cada situação e público, criando uma conexão capaz de afirmar os pontos de maior destaque para a reputação.

  1. Foque na periodicidade

A disposição e a periodicidade de contato que a empresa tem com seu público nas redes também é uma questão essencial para que uma boa reputação seja formada. Isso porque, quanto maior a proximidade, maior a sensação de confiabilidade do lado do cliente.

 

Um bom exemplo disso é uma empresa que vende registro gaveta, e por meio de suas redes sociais conseguiu construir uma imagem de presença constante, além de sempre participar do dia a dia e da rotina de clientes, respondendo seus comentários e perguntas.

 

É importante que as empresas mantenham uma resposta constante para seus clientes, já que, sempre que um usuário online é respondido por uma empresa, ele têm a sensação de que ela é cada vez mais acessível, ou que se importa com aquilo que está comunicando.

  1. Evite polêmicas e saiba sair de uma crise

Nem sempre uma empresa consegue, dentro da construção de sua reputação, se esquivar de polêmicas e situações de risco de imagem, como no caso de um problema em um produto na fábrica, um funcionário que foi desrespeitoso, dentre outras situações.

 

Por isso, aprender a se posicionar de maneira agradável e socialmente aceitável é uma das principais formas das empresas evitarem que suas reputações sejam totalmente abatidas por um acontecimento negativo, o que direciona um investimento em profissionais de crise.

 

Dessa maneira, empresas, como uma loja de aparelho para testes de alta descarga, podem sair pela culatra e saber se posicionar sempre que um acontecimento inesperado aparecer, mantendo toda sua história e sua construção até aquele momento intacta.

Considerações finais

Uma reputação pode levar anos para ser construída, mas ruir em um único momento, seja com um acontecimento inesperado e mau gerenciado, ou por meio de uma má utilização das redes sociais, canais populares para a criação e proliferação dessa boa imagem.

 

Por isso, empresas de todos os tipos, como negócios focados em filtro ciclone, devem sempre se ater à importância de uma boa construção de reputação pelas redes sociais, ficando a par de tudo o que é necessário para executá-la com qualidade.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.