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Como adquirir liderança em ambientes corporativos?

A capacidade de se adquirir liderança pode ser considerada a mais importante qualidade buscada no mundo corporativo. Em um contexto no qual todos querem ser chefes e donos, o essencial mesmo é conseguir ser líder. 

 

A diferença é clara entre alguém que está apenas em posição de comando superior e outro que realmente tem a virtude de ser líder, não importando qual colocação ocupa na hierarquia da empresa. 

 

Chefes mandam e podem ser obedecidos, mas líderes inspiram e encorajam seus colegas a serem melhores, tendo em mente que, quando um cresce, a empresa toda crescerá. 

Saiba quais são as características de um líder

Antes de mais nada, a pessoa que tem a capacidade de liderar é segura de si, não se sentindo ameaçada pelas conquistas e progressos dos outros. Por estar em constante evolução e aprimoramento, um líder sabe que cada um tem sua trajetória. 

 

Mais importante que a própria liderança, é o autoconhecimento, que se converte em conhecer sua competência e seu potencial, bem como de ter noção de suas falhas e pontos para serem melhorados. 

 

Ter confiança não é acreditar que está pronto ou que é melhor do que outros, mas sim ter humildade e estar aberto a se aprimorar. Além disso, a capacidade de pensar de forma coletiva, e não individual, é um dos segredos da boa liderança. 

 

Todo bom líder sabe que, por mais que a equipe seja formada por um chefe brilhante, os resultados não serão entregues se todos não estiverem em consonância e dando seu melhor para o objetivo comum. 

 

Então, mais do que se colocar como destaque, a pessoa em papel de liderança deve saber dar créditos e estimular seus colaboradores em direção a boas ideias e ações proativas. Empatia é a chave no momento para se conectar junto ao time. 

 

A capacidade de se colocar no lugar do outro e entender sua visão e motivações é um dos pontos principais que podem ser trabalhados com inteligência emocional para garantir a harmonia da equipe. 

 

O líder é mais que um companheiro de trabalho, ele é um amigo e mentor para aqueles que precisam de auxílio e cooperação, sem, no entanto, deixar de cobrar resultados e entregar os objetivos esperados. 

 

Contudo, deve-se saber dosar entre os momentos que pedem descontração e amizade, e seriedade e hierarquia. Um chefe poderá ter problema com isso, um líder não, pois sua força advém do respeito e da admiração que seus colegas sentem. 

 

Saber cobrar prazos com gentileza e firmeza pode ser um diferencial para adquirir liderança, porque, suponha que deve ser entregue uma declaração de imposto de renda nos últimos dias de prazo. 

 

Você, como líder de uma das maiores empresas de contabilidade na zona sul SP, sabe que há pouco tempo para resolver essa questão, então deve agir com firmeza junto a seus funcionários, mas também é importante saber a hora de ajudar. 

 

Outro ponto relevante é a habilidade para gerir crises, pois muitas ocorrerão no ambiente de trabalho e caberá ao líder se colocar em prontidão, para garantir que toda a equipe supere o problema e consiga seguir adiante. 

 

Além disso, ainda dentro do aspecto do controle emocional em situações adversas, é interessante realizar leituras e preparação para gerenciamento de conflitos internos, pois, é possível que sobre para o líder ter que resolvê-los. 

 

A pessoa com liderança deve funcionar como um registro gaveta que consiga fechar e encerrar o fluxo de conflitos dentro da equipe, e sua atuação deverá ser constante, bem próxima de seus colaboradores. 

 

Para aqueles que desejam ser reconhecidos como liderança e que sentem que têm as características ideais para tanto, é interessante estar sempre atualizado em seu negócio, buscando cursos e materiais para aumentar seu repertório. 

 

Se, em uma indústria que produz calandra de chapas, o responsável pela liderança não tiver os conhecimentos básicos de como lidar com metal e qual será a aplicação da chapa fabricada, não poderá guiar a equipe, nem tampouco corrigir eventuais falhas. 

 

Um bom líder é aquele que consegue reconhecer boas ideias, tanto quanto tê-las. Assim, quanto mais por dentro de seu mercado você estiver, melhor poderá atuar e inovar dentro da sua área. 

Características que um líder deve cultivar

No tópico anterior falamos sobre as características que um bom líder deve ter, mas algumas devem ser cultivadas, principalmente para inspirar a equipe e os colaboradores próximos. Sendo as principais entre elas:

 

  • Mentalidade de desenvolvimento; 
  • Empatia; 
  • Capacidade de organização; 
  • Autoestima elevada;
  • Habilidade para gerir pessoas; 
  • Estar em constante aprendizado. 

 

Perceba que, na lista acima, não mencionamos as características que um líder deverá ter mas sim, que deverá cultivar. A razão disso é a diferença entre mentalidade fixa e mentalidade de desenvolvimento. 

 

Teorizada recentemente por especialistas em produtividade e psicologia, o conceito de mentalidade fixa/de desenvolvimento diz respeito à crença que alguém tem sobre sua possibilidade de melhorar cada vez mais. 

 

A pessoa que cultiva a mentalidade fixa tem como crença que suas capacidades e defeitos são inatos e imutáveis, portanto, não há nada que poderá ser feito para que melhore ou encontre novos caminhos.

 

Já a pessoa que detém uma mentalidade de desenvolvimento compreende que suas falhas e virtudes são fruto de ações próprias e que podem ser alteradas conforme for seu desejo e sua força de vontade. Este será um líder. 

 

Demonstrar confiança em sua equipe faz com que todos trabalhem com maior motivação e mais segurança também. Pode ser interessante delegar algumas tarefas e observar como o colaborador se sai com mais autonomia. 

 

Lembre-se: o bom líder não precisa segurar os limites o tempo todo, pois é o respeito por ele que fará que a situação se mantenha dentro do controle. Deixar que um funcionário faça um pedido de peças, por exemplo, poderá dar maior senso de responsabilidade. 

 

Assim, no caso de uma empresa de instalações hidráulicas, pode significar solicitar que um colaborador realize a encomenda de peças e até deixar que ele pesquise em um buscador “valvula de retenção comprar até encontrar a adequada. 

 

A disponibilidade para ensinar e responder perguntas também está entre os elementos que compõem um líder, pois fará seus colaboradores se sentirem confortáveis para chegar livremente com dúvidas e sugestões. 

Como um líder transforma uma equipe 

Um bom líder tem o poder de impulsionar sua equipe e mantê-la sempre motivada, obtendo os melhores resultados para si e para todos seus colaboradores. 

 

Os recordes batidos pela empresa são comemorados pela liderança com grande entusiasmo, garantindo que os funcionários saibam como foram importantes naquela conquista. 

 

Pode ser interessante presentear, de tempos em tempos, seus funcionários com algo que remeta ao escritório, como cápsulas compatíveis máquina nespresso, acompanhadas de uma carta delicada, agradecendo os esforços e parabenizando pelos resultados. 

 

Ainda, um grande líder acompanha os momentos da vida de seus colaboradores e se faz presente, criando não somente admiração para si mas engajamento com a empresa também. 

 

Pode ser interessante, por exemplo, dar boas notícias de trabalho junto a momentos importantes da vida de seu colaborador, como anunciar um aumento ao parabenizar pelo nascimento do filho. Esse tipo de atenção marca e conquista seu time. 

 

Ter tolerância e saber acolher pode ser um diferencial também para transformar sua equipe através da boa liderança. Se a empresa atua com calibração de equipamentos de laboratorio e um funcionário, sem culpa, acaba quebrando alguma peça importante. 

 

Pode ser mais vantajoso, apesar do claro prejuízo, conversar com o colaborador, fazendo entender a falha, porém sem causar desconto ao salário. Mais uma vez, são nas horas inusitadas e importantes que um grande líder se apresenta. 

 

Isso pode valer para qualquer negócio, desde uma administradora de um salão de beleza e cabeleireiros até o responsável por uma indústria de torneamento usinagem. O ponto em comum é o bom relacionamento com as pessoas. 

 

Zelar pelo bem estar de todos é um ponto-chave, portanto, isso implica até em perceber que pontos do ambiente de trabalho podem ser melhorados para que a equipe tenha mais conforto. 

 

Não somente é um gesto que demonstra o cuidado com as pessoas como, também, garantir que o ambiente seja adequado para o trabalho aumenta a produtividade e pode até reduzir a ocorrência de doenças. 

 

Nenhum detalhe pode ser considerado pequeno demais ou insignificante para que um líder se preocupe. Isso inclui verificar ou questionar o responsável pela copa, conferir se há café e água à disposição.

 

Buscar entre todos um consenso em relação a temperatura do ar condicionado, ou, por exemplo, providenciar a instalação de um filtro ciclone para purificar o ar do escritório são atitudes pequenas mas que denotam liderança e respeito com os colaboradores. 

Considerações finais

As características que formam um líder ultrapassam o ambiente corporativo. É possível assumir a liderança em um grupo de amigos, em sua família, junto a parentes. 

 

O conjunto de habilidades que podem ser desenvolvidas para tanto pode ter utilidade em situações sociais, ocasiões familiares, até para resolução de conflitos dentro de um relacionamento afetivo. 

 

É importante sempre se aprimorar e ter como crença a possibilidade de desenvolver novas qualidades, que o tornem mais apto para liderar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.