SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como a Internet das Coisas funciona e quais suas aplicações?

Compartilhe essa notícia!

Com o avanço da tecnologia e a chegada da internet, diversos objetos que são comuns em nossas casas começaram a ser conectados a essa grande rede mundial. Hoje, falaremos sobre a Internet das Coisas, como funciona e algumas formas de aplicação.

É bastante comum que a tecnologia facilite diversas tarefas e pequenas demandas que antes pareciam muito trabalhosas, transformando algo que se mostrava difícil em praticamente uma ação trivial e simples.

Porém, além de beneficiar diversas pessoas em situações bastante caseiras, muitas empresas também aproveitam dessa nova onda que a internet proporciona, seja para aplicação de sistema ERP ou até mesmo para um melhor controle de estoque nos setores.

Mais do que somente oferecer soluções tecnológicas para diversos aspectos do cotidiano, a internet das coisas pode ser aplicada para ajudar organizações de diversas formas, e é sobre isso que falaremos no tópico a seguir.

O que é a internet das coisas?

De forma resumida para que não fiquem dúvidas, o conceito da internet das coisas tem como objetivo juntar objetos que estão no cotidiano das pessoas e conectar a internet, podendo ser muitas vezes acessados por outros computadores, tablets e smartphones.

Uma curiosidade que é bastante interessante é que essa prática busca conectar itens que, inclusive, não têm muita relação com tecnologia, como tênis, roupas e até mesmo maçanetas, unindo assim o mundo físico ao digital, mesmo que aos poucos.

Independentemente se sua empresa ou você utilize um serviço de firewall nos computadores, estes são os meios mais comuns de estarem conectados a internet e, embora sejam sim bastante importantes, não são o maior foco da internet das coisas.

A ideia é que todos esses itens comuns possam ser programados, iniciados e desligados com a utilização da tecnologia por meio de um comando do seu celular, por exemplo, e conforme a tecnologia passe, a distância do comando pode ser ainda mais longe.

Tal tecnologia pode ser aplicada desde software de gestão empresarial até mesmo objetos simples, mas não é porque a tecnologia pode ser utilizada em algo, que ela deva ser utilizada. O objetivo é facilitar a vida das pessoas.

Pensando no conceito acima, alguns objetos podem ser mencionados, como:

  • Acionamento do ar condicionado;
  • Freezers comerciais;
  • Lâmpadas dos cômodos da casa ou empresa;
  • Sistema de coleta de dados.

Tais ações não precisam ser voltadas apenas para acionamento e desligamento do objeto ou sistema, mas pode também ser aplicado para realizar determinada ação que economize tempo, otimizando todo um processo e ajudando a pessoa, empresa ou organização.

Como a internet das coisas se aplica no meio empresarial?

A maior vantagem de utilizar a internet das coisas em sua empresa está na automação de processos, deixando tudo mais rápido e otimizado. Dessa forma, o tempo é economizado. Inclusive, nos dias de hoje, tempo é dinheiro.

Independentemente se o seu negócio é uma empresa de consultoria em desenvolvimento organizacional ou uma empresa que oferece serviços logísticos, se bem planejada e aplicada, a internet das coisas pode ser uma prática bastante útil.

Vamos entender algumas formas de utilizar dessa estratégia na sua empresa, dessa forma, podendo atrair alguns benefícios para o seu negócio, portanto, fique atento a essas orientações.

01 – Trabalhe a cultura da sua empresa

Embora seja algo muito benéfico esse grande passo tecnológico que uma empresa pode dar, os seus colaboradores devem estar dispostos a aceitar a mudança e ter a mente aberta para que tudo funcione de forma efetiva.

Para tal, é necessário que a empresa tenha um ideal de mudança, aplicações tecnológicas e esteja em constante alteração, para que assim seus colaboradores se sintam mais à vontade em meio a essa onda de tecnologia e novas ferramentas que estão por vir.

A verdade é que, sem a ajuda dos funcionários, nada funciona como deveria ou pode ser tão bom quanto pensado, seja no quesito da internet das coisas ou um sistema de gestão de entregas. Portanto, comece desde já a implementar essa orientação.

02 – Gestão das informações mais eficaz

Se tem um tema que é sempre muito debatido em quase todos os lugares quando falamos de tecnologia, é sobre uma gestão de informações eficiente e que valha a pena investir, sempre fazendo o máximo possível para otimizá-la e torná-la mais eficaz.

Uma das formas de fazer isso é aplicar sistemas de trabalho inteligente a partir da internet das coisas, onde funções simples são desempenhadas com um clique por meio de um celular, por exemplo, economizando tempo e diminuindo esforços.

Peguemos por exemplo um scanner de produtos físicos ou um computador focado em realizar algumas análises ao final do dia. 

A partir disso, um software gestão de ativos de TI pode fazer o trabalho duro e dar uma imensa vantagem a empresa ou organização que utiliza deste mini projeto.

Como podemos ver, a internet das coisas se aplica em conceitos que parecem pequenos e simples, mas, ao colocar todo o tempo perdido com essas tarefas na ponta do lápis, temos um imenso ganho.

03 – Segurança da informação

Sabemos que nos dias de hoje, a segurança da informação tem sido um dos maiores medos, bem como um dos maiores investimentos tecnológicos, afinal, com a internet, ficou muito mais simples conseguir informações vitais tanto da empresa quanto dos clientes.

Infelizmente, ataques de hackers a sistemas são comuns, então, a empresa ou organização deve estar preparada para este tipo de problema e evitar que informações vazem, diminuindo a confiabilidade da empresa, reputação e atraindo menos clientes.

Independentemente se utiliza a própria rede ou contrata serviços de terceirização de TI, com a internet das coisas, é possível dar comandos às máquinas e sistemas para que façam varreduras e detectem possíveis invasões em tempo real.

Desta forma, as empresas podem ficar mais seguras e conseguir interceptar o problema ou acionar ajuda de forma mais rápida e efetiva, podendo inclusive deletar a informação caso ela seja sigilosa demais.

04 – Melhor relacionamento com o cliente

Nem sempre estamos no melhor momento para conseguir atrair um cliente ou temos a informação que precisamos, causando assim um certo desconforto e aumentando a probabilidade de perder um lead em potencial para o negócio.

Embora um programa gestão comercial possa ser uma boa alternativa para diversas situações, quando pensamos nesta em específico, utilizar da internet das coisas para se obter informações rápidas pode ser uma oportunidade única.

Afinal, ninguém deseja perder o cliente por um detalhe como não ter a informação no momento. Dessa forma, tendo acesso ao banco de dados em tempo real, você pode converter uma falha em uma venda.

E claro que muitos clientes também se interessam por este conceito de internet das coisas, caso a sua empresa venda este tipo de serviço, está ai outra grande oportunidade de empreender com o que o mercado pede e crescer ainda mais o alcance da marca.

Este tipo de atitude aproxima o cliente da sua empresa, além dele realizar o marketing por si só caso goste do serviço. Em outras palavras, todos saem ganhando.

05 – Gerenciamento remoto de funções

Ainda pensando no meio empresarial, o tempo que se gasta com funções simples, onde é necessário que um colaborador mexa em um computador ou máquina enquanto poderia estar focado em outra tarefa, é enorme.

Baseado nisso, algumas funções podem ser automatizadas com a utilização da internet das coisas, desta forma, otimizando o tempo de seus funcionários e fazendo com que foquem no que realmente é necessário para o desenvolvimento do negócio.

Não que essa função mais simples não seja necessária, mas o simples fato de que ela pode ser automatizada já é um alívio e abre um universo de possibilidades, podendo ser aplicado desde a gestão de estoque de um setor até mesmo no marketing e no RH.

Portanto, pense e analise sobre as possibilidades de se implementar este tipo de tecnologia na sua empresa, afinal, até mesmo aquele relatório que o funcionário leva em torno de 1 hora toda manhã para gerar pode ser feito antes da chegada dele ao local, ganhando tempo.

Considerações finais

Hoje, entendemos um pouco melhor sobre como funciona a internet das coisas e algumas possíveis aplicações tanto no cotidiano diário das pessoas quanto no decorrer do dia de uma empresa, seja ela bastante movimentada ou não.

Não tem muita escapatória quando pensamos nesse assunto, pois ele é o futuro. Ademais, a tecnologia caminha cada vez mais com o intuito de deixar tudo mais rápido e eficaz, diminuindo o tempo necessário para se realizar uma demanda.

Sua empresa pode começar a se adaptar desde agora para acompanhar as tendências e avanços dessa tecnologia, sendo assim uma das pioneiras quando o assunto for inovar, estando sempre à frente de muitas outras.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!