SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Quais os impactos da indústria 4.0 nos negócios?

Compartilhe essa notícia!

A indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, traz consigo um sistema amplo de tecnologias de última geração, como a inteligência artificial. Inclusive, elas estão mudando o modo como a indústria produz e os modelos de negócios pelo mundo.

Muitas tecnologias que há anos pareciam apenas ser algo visto nos filmes, já fazem parte do cotidiano da sociedade.

A indústria 4.0 mudou, em larga escala, a troca de dados, processos de produção, dentre outras atividades, principalmente por conta do uso constante de máquinas e computadores. O objetivo, com isso, é trazer inovação e eficiência.

A quarta revolução industrial tem impacto positivo na produtividade das empresas, porque torna o uso de recursos mais eficiente, proporcionando produção em larga escala, bem como integrando o país em cadeias de valor pelo planeta.

Só que ela não se limita aos processos industriais, visto que também beneficia a gestão empresarial, no que diz respeito à implementação de tecnologias e trabalho conjunto entre TI e linhas de produção.

Em vista das mudanças trazidas pela indústria 4.0, neste artigo, vamos explicar o seu conceito, sua importância e quais os impactos trazidos por ela para as empresas. Confira o texto!

Entenda o que é a indústria 4.0

A indústria 4.0 nada mais é do que a automação industrial, por meio da integração de diferentes tecnologias, como:

  • Inteligência artificial;
  • Internet das coisas;
  • Robótica;
  • Computação em nuvem.

O objetivo é digitalizar os processos e aumentar os níveis de produtividade dentro das empresas. Por exemplo, a inteligência artificial se dá pela aplicação de análise avançada e técnicas baseadas em lógica.

Por meio dela, uma empresa de usinagem, por exemplo, também inclui em suas atividades o aprendizado de máquinas, que permite interpretar eventos, analisar o comportamento e as tendências do sistema, bem como automatizar decisões e ações.

A computação em nuvem se dá pela distribuição dos serviços de computação, como os servidores, inteligência, armazenamento, análises, software, redes e banco de dados. Ela envolve internet e data center, permitindo que as empresas acessem dados importantes.

Ademais, com o big data é possível atuar em dados com mais variedade e complexidade. Além disso, a indústria 4.0 também trabalha com cibersegurança, que protege dados ativos de informação.

Quanto à internet das coisas, ela faz a interconexão entre objetos, para que possam se comunicar e interagir, melhorando a eficiência dos processos.

Outra tecnologia que faz parte da quarta revolução industrial é a robótica avançada, que são dispositivos que agem de forma autônoma em grande parte, e que interagem fisicamente com as pessoas e seus ambientes.

A manufatura digital, por sua vez, ajuda a definir, simultaneamente, processos de manufatura e produto. Também temos a manufatura aditiva, que permite a fabricação de peças a partir de um desenho digital.

A integração de sistemas consegue unir diferentes sistemas de computação, como um software para controle de estoques, para que a empresa tenha um olhar mais abrangente de seu negócio.

Os sistemas de simulação utilizam computadores e técnicas com o intuito de gerar modelos digitais que imitam processos do mundo real.

Por fim, outra tecnologia usada na quarta revolução industrial é a digitalização, em que o uso de tecnologias digitais consegue transformar os processos de produção.

Agora que você já sabe o que é indústria 4.0 e quais tecnologias fazem parte dela, no próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre sua importância. Acompanhe a leitura!

Saiba qual a importância da indústria 4.0

A importância dessa revolução na indústria se dá por conta dos benefícios que ela traz para empresas dos mais variados setores.

O uso de tecnologias digitais, como software para indústria, aumenta em 22% a capacidade produtiva de negócios de todos os tamanhos, principalmente de segmentos como:

  • Alimentos;
  • Bebidas;
  • Metalmecânica;
  • Moveleiro;
  • Vestuário;
  • Calçados.

Alguns gestores acreditam que a indústria 4.0 se refere a ferramentas complexas e caras, acessíveis apenas a grandes empresas, principalmente as que possuem atuação internacional. Entretanto, isso não é verdade.

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), criou o programa-piloto “Indústria mais avançada”. Ele esteve em atuação entre 2018 e 2019, com 43 empresas de 24 estados.

Por meio dele, foi possível constatar o impacto na produção, por meio de ferramentas de baixo custo, tais como computação em nuvem, sensoriamento e internet das coisas (IoT).

O programa mostrou que o ganho de produtividade está relacionado ao quanto a empresa aprende com o processo produtivo, podendo ampliar o uso de tecnologias, como etiqueta para automação comercial.

Também mostrou o quanto esse aprendizado ajuda a implementar ações concretas. Além disso, as microempresas foram as que mais se beneficiaram com o uso dessas tecnologias.

Entretanto, o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil está relacionado a desafios no que diz respeito a todo o seu processo. Ou seja, esse desafio vai desde investimentos em equipamentos até a adaptação de processos e layouts.

Também diz respeito ao modo como as empresas se relacionam ao longo de toda a sua cadeia produtiva, à criação de novas especialidades, ao desenvolvimento de competências, dentre outros pormenores.

Além de poder usar um painel de automação industrial, se uma empresa deseja cruzar informações para conectar o pedido, produzir e distribuir de forma autônoma, sem que alguém precise tomar uma decisão, precisa investir em novas formas de gestão.

Poucas organizações estão preparadas para enfrentar todas as mudanças ao mesmo tempo, e muitas outras precisam participar da difusão das tecnologias, considerando sua trajetória, estratégias e capacitação.

O foco para desenvolver a indústria 4.0 no Brasil deve ser estimular as empresas a se inserirem neste novo paradigma, para que assim o país possa se encaixar em cadeias globais de valor.

Os impactos da indústria 4.0 nas empresas

De acordo com uma pesquisa global organizada pela Deloitte, com 1600 executivos, sendo 102 brasileiros, a respeito da indústria 4.0, cerca de 39% dos entrevistados brasileiros acreditam que a tecnologia traz mais diferencial competitivo.

Além disso, 42% deles acreditam que essas mudanças geram mais mobilização dentro das cadeias de produção.

A pesquisa também mostrou que 87% dos entrevistados estão seguros quanto à nova configuração industrial. Eles acreditam que ela vai trazer vantagens às empresas e à população, no que diz respeito à igualdade social e estabilidade econômica.

A indústria 4.0 tende a se propagar em diversas organizações, como um fabricante de unidade de filtragem de óleo hidráulico, e ao redor do planeta em alguns anos. Consequentemente, novas formas de negócio vão surgir.

Haverá muitas alterações nos métodos de trabalho, principalmente, por conta da utilização de sistemas e sensores inteligentes. Além disso, sistemas computacionais rígidos abrem espaço para a inteligência artificial e para a comunicação entre máquinas.

Outro impacto é que as companhias podem investir na produção de itens, considerando os desejos e as necessidades do consumidor. Essa customização traz mais satisfação e ajuda a fidelizar o cliente.

Também existem impactos relacionados às relações trabalhistas e ao desenvolvimento de novas habilidades profissionais. As pessoas existentes no mercado de trabalho precisam ser mais criativas, multidisciplinares e terem capacidade de inovar.

Ademais, a mão de obra também será afetada, tanto em uma empresa de instalação de painéis fotovoltaicos quanto em qualquer outra.

Isso acontece porque o modelo de fábrica como conhecemos mudou e continua passando por muitas mudanças. Isso dá aos colaboradores um papel mais estratégico, exigindo deles mais conhecimento técnico.

As funções tendem a ser mais flexíveis, visto que a companhia usará mais máquinas e sistemas inteligentes. Em linhas gerais, isso significa que assim como várias profissões deixarão de existir, outras vão surgir.

Exemplo disso é que a tendência é que aumente muito a demanda por profissionais de Tecnologia da Informação. E novas especialidades podem surgir em meio a todas essas mudanças.

Haverá uma demanda maior de trabalho com informação, o que acaba por aumentar as exigências quanto à capacitação dos profissionais, principalmente em análise de dados.

Empresas de vários setores, como um fabricante de valvula solenoide para gas, terão profissionais de design que atuarão no desenvolvimento de novas interfaces, melhorando o relacionamento entre máquinas e humanos.

Os impactos trazidos pela indústria 4.0 são positivos, uma vez que o intuito da tecnologia é facilitar o dia a dia das organizações.

Por meio dela haverá aumento da produtividade, digitalização de mercadorias, dados que moldam os produtos, linhas de produção mais previsíveis e customização em larga escala.

Conclusão

A indústria 4.0 já é uma realidade, e quanto antes as empresas se adaptarem a ela, mais fácil serão as mudanças para a indústria 5.0, que não demora a chegar.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse conceito e todas as mudanças trazidas por ele. A indústria tecnológica garante mais qualidade em seus produtos e processos de produção mais seguros e inteligentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!