fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Comércio abre nos dois próximos feriados; saiba como proceder

Foto do Comércio Barbarense

Estabelecimentos precisam de autorização para atenderem com funcionários

 

Conforme decisão dos comerciantes, os estabelecimentos sediados nos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) irão abrir nos dois próximos feriados – 12 de outubro e 2 de novembro, ambos aos sábados. A entidade alerta para as condições de atendimento e trabalho nessas datas.

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, para que as lojas atuem com a presença de funcionários é obrigatório o Certificado de Adesão para Trabalho em Feriados. As empresas que ainda não possuem devem solicitá-lo pelo site do Sincomercio (sincomercio.org).

Além disso, é necessário cumprir a legislação de cada município e as demais cláusulas da Convenção, como auxílio alimentação, transporte, pagamento de horas extras, folgas entre outros. O não cumprimento das condições sujeita a empresa à multa e outras penalidades previstas no documento.

HORÁRIO

As lojas de rua irão atender, nessas duas datas (12 de outubro e 2 de novembro), no horário habitual de sábado – das 9h às 15h em Americana e Nova Odessa, e até às 14h em Santa Bárbara. Os shopping centers e supermercados seguem horários próprios, que devem ser consultados pelo consumidor diretamente nos estabelecimentos.

VENDAS

Estudo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) indica que as vendas referentes ao Dia das Crianças deverão ter crescimento de 4,4% em relação a 2018, alcançando o terceiro ano consecutivo de alta. Seria a maior alta de venda em seis anos. “Medidas de estímulo à economia, como a liberação de saques no FGTS e PIS/Pasep, além dos juros básicos em novo piso histórico, tendem a favorecer as datas do varejo nesta segunda metade de ano”, destaca Fabio Bentes, economista da entidade.

 

Do SINCOMÉRCIO

Comentários