Comerciantes de Americana são mobilizados para preservação e conservação de áreas


A Unidade de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Americana, finalizou nesta quarta-feira (20/4) o trabalho de conscientização e sensibilização para a preservação e conservação de áreas na região do Parque Gramado. Foram entregues cartazes em 70 estabelecimentos comerciais e orientados 4.784 alunos das escolas da região. De quinta-feira (21/4) a sábado (23/4), haverá mutirão de limpeza nos bairros Parque Gramado, São Roque, Parque da Liberdade, Jardim da Paz, São Jerônimo, Mário Covas, Jardim das Orquídeas, Balsa I e II.

 

“O objetivo do trabalho é mobilizar toda a sociedade para a manutenção dos terrenos, áreas públicas, ruas e calçadas, conservando-os limpos após o trabalho de mutirão. Com a limpeza e manutenção, os moradores poderão ajudar a cuidar dos espaços, denunciando o descarte irregular de lixo e entulho, além de colaborar para a prevenção da dengue e outras doenças”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Eraldo Camargo.

 

Equipes de prevenção à dengue, da Secretaria de Saúde, também trabalharam durante esta semana nos bairros que irão receber o mutirão de limpeza, orientando os moradores sobre a ação que será realizada. Foram visitadas cerca de três mil residências.

 

O Grupo de Proteção Ambiental (GPA) irá realizar o apoio aos funcionários e voluntários e, após o término da limpeza, fará o monitoramento periódico dos locais para preservação das áreas.

 

Nos dias 21, 22 e 23, os moradores poderão aproveitar para colocarem nas calçadas materiais inservíveis, como sofás, móveis, colchões, aparelhos eletrônicos, recicláveis, entre outros. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSU) montou uma equipe de coleta de materiais volumosos que está sendo um diferencial no trabalho de limpeza, segundo o secretário da SOSU, Adriano Camargo Neves.

 

No início do mês de abril, cerca de cinco toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas na região do São Luiz. O mutirão de limpeza também já foi realizado na região da Gruta Dainese.

 

As denúncias sobre o descarte irregular de lixo e entulho, e de queimadas podem ser feitas pelos telefones 153, da Guarda Municipal de Americana (GAMA) – GPA, e 3408-8220, ou ainda por meio do SAC da prefeitura, no 3475-9024.

 

 

Unidade de Imprensa –  Daniela Alves

Comentários

Notícias relacionadas