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Com sistema de franquias mais acessível, Fritz cresceu 50% em 2015

  • Rede de cervejaria alemã inaugurou oito franquias em 2015
  • Curitiba foi a primeira cidade fora de São Paulo a receber a marca Fritz

 

A rede de franquias Fritz – Restaurante Alemão e Cervejaria Artesanal, que teve início em 1993 com uma pequena produção de cervejas voltada aos amigos do mestre cervejeiro alemão Jörg Schwabe, inaugurou em 2015 oito novas casas. A mais recente abertura aconteceu em Curitiba, primeira franquia fora do estado de São Paulo.

Atualmente, são 22 casas abertas, mas a previsão é que entre cinco e 10 franquias sejam inauguradas no próximo ano.

Fundada em 1993, a cervejaria artesanal do Fritz é uma das mais antigas do Brasil. Hoje, além da fábrica de cerveja artesanal, o Fritz é uma rede de restaurantes especializados em gastronomia alemã. Destaca-se pela qualidade de seus produtos, cardápio personalizado e atendimento padronizado. Possui quatro restaurantes próprios e 18 franquias já inauguradas.

Franquia

Com um investimento inicial de R$ 250 mil e R$ 60 mil de taxa de franquia é possível montar uma casa do Fritz – Restaurante Alemão e Cervejaria Artesanal. O sistema é simples, o franqueado é o gestor e o operador da loja, precisa pagar 6% de royalties mensal e adquirir 80% dos produtos de fornecedores homologados pelo Fritz.

“Há cerca de três anos decidimos criar um sistema de franquias para aumentarmos nossa participação no mercado com a mesma qualidade que oferecíamos nas sete casas que mantínhamos na época. Contratamos a Praxis Business, que nos orientou e nos ajudou a formatar o melhor sistema de gestão. Em dois anos, abrimos 18 franquias e mantivemos quatro lojas próprias”, conta Carsten Schwabe, diretor executivo do Fritz.

Dentre os principais diferenciais, está a moderna instalação de torneiras que são diretamente ligadas à Câmara Fria, o que, além de deixar o chope mais gelado e saboroso, diminui substancialmente os custos operacionais com mão de obra e energia elétrica.

A vedete da casa é o chope artesanal, produzido na cervejaria do Fritz em Monte Verde, pelas mãos do experiente mestre cervejeiro alemão Jörg Franz Schwabe.

O Fritz também disponibiliza equipe própria para fazer o treinamento dos funcionários da nova franquia in loco, ou seja, esta equipe trabalha nos primeiros quinze dias de operação junto aos funcionários da casa, que também vão à Monte Verde conhecer a fábrica e como são produzidos os chopes e cervejas.

Já todos os pratos são feitos de acordo com o modelo da franquia e seguem o mesmo padrão de fornecedores homologados, como Berna e Hemmer.

As novas lojas também são construídas seguindo o projeto padrão do Fritz, o que inclui medidas de preservação do meio ambiente, como o reaproveitamento da água das chuvas para utilização da descarga nos vasos sanitários.

 

 

Assessoria de imprensa

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Dennis Moraes