Com a presença de alunos da Escola Estadual Antônio Matarazzo, Câmara comemora Dia da Bandeira

Em simples solenidade, que contou com a presença de alunos da Escola Estadual Antônio Matarazzo, além de servidores do Legislativo, a Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste promoveu hoje (19), ao meio-dia, em seu jardim de entrada, a solenidade de comemoração ao Dia da Bandeira. Os pavilhões Nacional, Estadual e Municipal foram hasteados ao som do Hino à Bandeira pelo presidente da Câmara, Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PV), e pelos vereadores Alex Braga, o Alex Backer (PV), Antonio Carlos de Souza, o Antonio da Loja (PMN), e Felipe Sanches (PSC).

O Dia da Bandeira é comemorado, anualmente, no dia 19 de novembro, pois essa foi a data de instituição da bandeira nacional republicana, em 1889. Projetada naquele ano por Raimundo Teixeira Mendes e por Miguel Lemos, a Bandeira Nacional foi desenhada por Décio Vilares. Ele se inspirou na bandeira do Império, que havia, por sua vez, sido desenhada pelo pintor francês Jean Debret. A esfera azul, onde hoje aparece a divisa positivista “Ordem e Progresso”, substituiu a antiga coroa imperial. Dentro da esfera estava representado o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, tal como apareceu às 8h30 do dia 15 de novembro de 1889, Dia da Proclamação da República. Mas, em 1992, uma lei modificou as estrelas da bandeira, para permitir que todos os estados brasileiros e o Distrito Federal fossem representados.

Já o Hino à Bandeira surgiu de um pedido feito pelo prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos, ao poeta Olavo Bilac, para que compusesse um poema em homenagem à bandeira, encarregando o professor Francisco Braga, da Escola Nacional de Música, de criar uma melodia apropriada à letra. Em 1906, o hino foi adotado pela prefeitura, passando, desde então, a ser cantado em todas as escolas do Rio de Janeiro. Aos poucos, sua execução estendeu-se às corporações militares e às demais unidades da federação, transformando-se, extraoficialmente, no hino à Bandeira Nacional, conhecido de todos os brasileiros.

Comentários

Notícias relacionadas