Coluna Ativa inicia atividades de novo grupo no CEO

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do núcleo de Especialidades Médicas e NES (Núcleo de Educação em Saúde), iniciou nesta quarta-feira (12) no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) uma nova turma do Programa “Coluna Ativa”. Na ocasião foi entregue a programação das atividades e realizada apresentação dos participantes. O grupo é coordenado pela enfermeira Ellen Carine Villarinho e pelo ortopedista Rodrigo D’Agostino.

O objetivo do Coluna Ativa é despertar a atenção para os cuidados com a postura correta da coluna e aperfeiçoar a assistência nas áreas da ortopedia, neurocirurgia, dor crônica e fisioterapia junto aos pacientes. O grupo composto por 15 participantes é orientado por equipe multidisciplinar que conta com enfermeiros, nutricionista, psicólogo, ortopedista e fisioterapeuta.

“No programa a maior expectativa é que os pacientes tenham as dores diminuídas e reduzam o uso de medicamentos. Os resultados das atividades em grupo têm sido extremamente satisfatórios e esperamos reafirmar que este é o melhor tratamento”, destacou D’Agostino. “A utilização de uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde oferece a oportunidade de uma integração muito positiva com os pacientes, atuando em diferentes aspectos e permitindo num mesmo momento uma abordagem mais ampla do ponto de vista preventivo e terapêutico”, completou Ellen.

Para participar das atividades é necessário que os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) procurem o médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência. O especialista verifica a necessidade do paciente. Como o grupo é voltado a um público específico, um ortopedista determina quem precisa do tratamento de alto cuidado.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas