20 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

CMDCA de Nova Odessa faz formação em rede do Protocolo de Atendimento à Criança e Adolescente

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com o apoio da Maná Assessoria Técnica e em parceria com a Prefeitura de Nova Odessa, realizou no último dia 05/05, no auditório do Paço Municipal, um encontro com os profissionais dos órgãos e serviços que compõem o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.

 

A reunião para a “formação em rede” teve por finalidade a instituição do Protocolo Municipal de Atendimento à Criança e Adolescente Vítimas e/ou Testemunhas de Violências, e aconteceu após reunião anterior, na qual foi feita a apresentação do Diagnóstico Situacional da Criança e do Adolescente de Nova Odessa ao Comitê Gestor Intersetorial da Política Municipal Integrada Pela Primeira Infância.

 

A palestra ficou a cargo da psicóloga Talita Salati Lahr, que apresentou um balanço das situações de violências contra as crianças e adolescentes da cidade, assunto de extrema importância aos técnicos dos órgãos que trabalham com esse público. Nesse primeiro encontro, foram discutidos os tipos de violência contra esse público e as estratégias para identificação e encaminhamento nos serviços e órgãos da rede.

 

“Iniciamos a formação no dia 05 de maio e voltaremos a discutir esse assunto no próximo dia 19/05, às 8h, no auditório da Prefeitura, quando a Maná Assessoria divulgará o novo ‘Fluxo de Atendimento’, ou seja, o ‘caminho’ que cada um destes serviços precisará seguir ao identificar um caso de violência, a fim de proteger a vítima”, explicou a presidente do CMDCA, Sandra Trambaioli De Nadai.

 

“Essa formação vem de encontro a esta temática, tendo em vista que 18 de maio é o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e neste mês há uma intensa ação de conscientização, porém é necessário atenção todos os dias”, completou a educadora.

 

Com a formação da Rede Protetiva local na adoção do Plano e do Fluxo, o encontro deste dia 19/05 prevê a pactuação do fluxo de atendimento a violência a criança e adolescente. A construção do protocolo de Atendimento à Criança e Adolescente vítimas e/ou testemunhas de violência representa um ganho e proteção não somente a esse público-alvo do município, mas também para as famílias e toda a sociedade.

 

O Programa Municipal de Fortalecimento de Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente foi lançado pela Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Educação, em janeiro de 2022. O Programa, assim como o Projeto Primeira Infância em Nova Odessa, visa colocar em prática na cidade as diretrizes estabelecidas na Política Municipal Integrada Pela Primeira Infância, lei municipal elaborada a seis mãos entre Executivo, Legislativo e Judiciário e sancionada em dezembro de 2021 pelo prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!