Grupo SOnHe leva pulmão gigante a escolas municipais de Campinas para alertar crianças e adolescentes sobre os perigos do VAPE; consumo do dispositivo cresceu 600% em seis anos
O dia que marca o combate ao tabaco é celebrado apenas no último dia de maio, mas as ações de conscientização estão presentes ao longo de todo o mês e têm a missão de reforçar o compromisso de alertar a população para o uso excessivo do cigarro em todas as suas versões. “Maio sem fumaça” é o mote da campanha do Grupo SOnHe em 2024, que busca atingir um público fundamental: as crianças e os adolescentes de Campinas. Dessa forma, o pulmão gigante e inflável, presente em inúmeras ações do Grupo SOnHe, circulará por seis escolas municipais de Campinas, a partir do dia 14/05, numa parceria com a Secretaria de Educação do município, além do Aeroporto Internacional de Viracopos e do Terminal Rodoviário de Campinas, que abriu a campanha na última sexta-feira, 10/05, buscando também conscientizar o público em geral.
Sensibilizar as crianças e os adolescentes é fundamental para que a campanha atinja um público que já vem fazendo uso do cigarro eletrônico de forma indiscriminada. Embora a comercialização do VAPE tenha sido proibida no Brasil, o consumo entre os adolescentes de 13 e 15 anos, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, é maior do que entre os adultos. Para Vinícius Conceição, oncologista clínico e sócio do Grupo SOnHe, a ideia é justamente formar um exército contra a fumaça. “Esses jovens precisam saber dos perigos da fumaça que vem do cigarro, seja ele de qualquer tipo. Como elas são disseminadoras de informação, terão o papel de orientar os pais e, consequentemente, vão conhecer desde cedo os perigos do cigarro”, reforça o médico.
No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2019, 12,8% das pessoas se apresentavam como fumantes. Embora o número de tabagistas tenha caído mais de 35% desde 2010, o uso do cigarro eletrônico cresceu 600% nos últimos seis anos, especialmente entre os jovens. O cigarro ainda é a maior causa evitável de mortes, sendo responsável por mais de 8 milhões anualmente em todo o mundo. O câncer de pulmão é a principal causa de morte em função do cigarro e é o segundo mais incidente no mundo, sendo responsável, segundo a OMS, 2,2 milhões de novos casos por ano, o que representa 11,4% dos casos de câncer registrados mundialmente. No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que entre 2023-2025 devam ser diagnosticados 15 mil novos casos por ano de câncer de pulmão. Débora Curi, oncologista clínica do Grupo SOnHe, alerta para o fato de o tabagismo ser responsável por 443 mortes por dia no Brasil. “Quanto mais nós conseguimos sensibilizar as pessoas, melhor. Conscientizar as crianças é fundamental para que a gente tenha uma redução no número de novos fumantes. É agir no presente pensando no futuro”, pontua a oncologista.
O pulmão gigante e inflável do Grupo SOnHe circulará por Campinas e região ao longo de todo o mês, levando conscientização de forma gratuita para as pessoas por meio da vivência na observação do pulmão e das orientações recebidas por meio de materiais explicativos e de conversa com integrantes da equipe.
Sobre o Grupo SOnHe
O Grupo SOnHe – Oncologia e Hematologia nasceu em 29 de maio de 2017 e é formado por oncologistas e hematologistas que fazem atendimento oncológico alinhado às recentes descobertas da ciência, com tratamento integral, humanizado e multidisciplinar em importantes centros de tratamento de câncer em Campinas, como o Hospital Santa Tereza, Oncologia Vera Cruz e Hospital PUC-Campinas. O Grupo oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado por 15 especialistas sendo três deles com doutorado e três com mestrado. Fazem parte do grupo os oncologistas André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinícius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Rafael Luís, Susana Ramalho, Leonardo Roberto da Silva, Higor Mantovani, Débora Curi, Isabela Pinheiro, Amanda Negrini, Laís Feres e Nayara Nardini e pelas hematologistas Lorena Bedotti e Jamille Cunha. Saiba mais: no portal www.sonhe.med.br e nas redes sociais.
Programação:
Pulmão gigante em escolas públicas de Campinas:
Data: 14/05
Horário: das 8 às 9h30
Local: CEPROCAMP – Avenida 20 de novembro, 145, Centro
Data: 16/05
Horário: das 8h30 às 10 horas
Local: EMEF/EJA Raul Pila – Rua Promissão, 230 – Jardim Flamboyant
Data: 20/05
Horário: das 16 às 19 horas
Local: EMEF/EJA Padre Leão Vallerie – Rua Benedito Cândido Ramos, 10, Parque Valença I
Data: 22/05
Horário: das 17 às 19h30
Local: EMEF/EJA Padre José Nasciso Vieira Ehrenberg – Rua Roberto Bueno Teixeira, s/n, Jardim São Marcos
Data: 27/05
Horário: das 8 às 9h30
Local: CAIC – EMEF Zeferino Vaz – Rua José Augusto de Mattos – Parque Residencial Vila União
Data: 29/05
Horário: das 16 às 19 horas
Local: EMEF/EJA Profª. Odila Maia Rocha Brito – Rua Juvenal Oliveira, s/n, Jardim São Domingos
Pulmão Gigante em espaços abertos ao público:
Data: 24/05
Horário: das 8 às 16 horas
Local: Aeroporto Internacional de Viracopos – Rodovia Santos Dumont, km 66
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Hospital Mater Dei Premium Goiânia é premiado no 32º Prêmio Pop List como Melhor Clínica de Cirurgia Plástica
Exercícios físicos ajudam pessoas em tratamento contra câncer
Menopausa precoce e osteoporose