Painéis revelam a história do primeiro trator nacional, desenvolvido há mais de 75 anos pela Romi S.A.
Santa Bárbara d’Oeste, 1 de agosto de 2025 – O CEDOC da Fundação Romi inaugurou hoje a exposição “Um trator nacional para a agricultura brasileira”, que pode ser conferida no Centro de Memórias Historiador Antônio Carlos Angolini. A exposição pode ser visitada até 22 de agosto de 2025, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
A mostra apresenta aos visitantes um capítulo marcante da história de Santa Bárbara d’Oeste e da indústria brasileira. Com acessibilidade em Libras e Braille, as visitas podem ser agendadas com a equipe do CEDOC diretamente pelo site: www.cedoc.org.br.
Desde 2024, o Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi (CEDOC) realiza um amplo trabalho de pesquisa, preservação e divulgação da memória local, com o registro de mais de mil documentos históricos das décadas de 1940 e 1950. Entre os materiais estão fotografias, recortes de jornais, desenhos técnicos e textos que narram a atuação da Romi S.A., então Máquinas Agrícolas Romi Ltda., na criação de um trator nacional, em um contexto de forte dependência do Brasil em relação a máquinas importadas.
Todo esse acervo foi digitalizado, higienizado, catalogado e armazenado na reserva técnica do CEDOC, e está disponível para consulta gratuita no site: cdoc.fundacaoromi.org.br.
Na exposição, os visitantes poderão explorar painéis com registros visuais e técnicos que ajudam a compreender a relevância desse período para a história da cidade e do país.
A exposição é resultado do projeto “Trator Toro”, apresentado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo a Projetos Culturais.
Serviço:
Exposição “Um trator nacional para a agricultura brasileira”
Local: Centro de Memórias Historiador Antônio Carlos Angolini – Rua João Lino, 362 – Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Visitação: Aberta ao público até 22 de agosto de 2025, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Acervo do CEDOC: cdoc.fundacaoromi.org.br




VEJA TAMBÉM
Prefeito Rafael Piovezan e governador Tarcísio de Freitas anunciam obra de Complexo Esportivo no Parque Araçariguama
Prefeito Rafael Piovezan e governador Tarcísio de Freitas entregam 186 novas moradias do Residencial Jaçanã, em Santa Bárbara d’Oeste
Desenvolve Santa Bárbara oferece 1.281 vagas de emprego