Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Cena/USP realiza Siicusp pela primeira vez

Em sua 21ª edição, evento ficará sediando nas dependências da Esalq/USP

 

sssO Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP) organizará o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Siicusp) pela primeira vez. Em sua vigésima primeira edição, o evento acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, no anfiteatro do Departamento de Agroindústria Alimentos e Nutrição, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), no campus da USP, em Piracicaba.

 

Maior evento do gênero no país, o Siicusp acontece anualmente nas áreas de Agropecuária, Biológicas, Exatas e Engenharia, Humanas e Humanidades, cada um sendo realizado em uma das unidades da Universidade de São Paulo.  O Cena/USP irá realizar o evento na área que congrega as ciências agrárias e suas respectivas subáreas, com os trabalhos sendo apresentados nas formas de pôsteres ou orais.

 

“O Cena/USP já tem tradição em colaborar com a Esalq na organização do evento, mas desta vez iremos coordenar o Siicusp, o que é muito gratificante para a instituição, pois sempre participamos com um número bastante expressivo de alunos”, afirmou Antonio Vargas de Oliveira Figueira, diretor do Cena/USP. “Outro ponto relevante é que programa de iniciação científica brasileiro está em franca expansão e isso reflete o crescente reconhecimento da importância dessa atividade para que a universidade cumpra sua missão de formar recursos humanos”, concluiu.

 

O evento deste ano traz 572 trabalhos, somente na área de agrárias, apresentados por estudantes de graduação e recém-formados, bem como de seus respectivos orientadores. “Este Simpósio visa divulgar as atividades de pesquisa realizadas por estudantes envolvidos com a iniciação científica, estágios e programas especiais de treinamento, bem como a integração cultural e científica dos alunos e professores das instituições participantes”, informou o professor Adibe Luiz Abdalla, presidente da Comissão de Pesquisa do Cena e membro do Conselho de Pesquisa da USP.

 

Esses alunos são oriundos de diferentes unidades da USP, de outras instituições nacionais e internacionais, que participam desde 2000, quando firmaram intercâmbio com a USP internacionalizando o programa. Nesta edição a participação estrangeira se faz presente com a presença de alunos da Universidade do Porto (Portugal) e da Rutgers University (EUA).

 

Abertura

A 21ª edição do Siicusp será aberta na manhã de quinta-feira (24), às 10 horas, com o pronunciamento das professoras da USP Belmira Oliveira Bueno, Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa, e Sylvia Macchiones Saes, Coordenadora do Programa de Iniciação Científica, além das demais autoridades do Cena e da Esalq.

 

Em seguida, haverá a apresentação da orquestra de viola caipira “As Piracicabanas” e, na sequência, a palestra do professor Edson Hirokasu Watanabe, professor do Departamento de Engenharia Elétrica  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abordará “A Postura de um Pesquisador Ético”.

 

Programação completa
24 de outubro

8h às 12h30: apresentação de trabalhos nas subáreas de Engenharia Agrícola, Fitossanidade e Conservação da Natureza

14h às 17h30: apresentação de trabalhos nas subáreas de Produção Vegetal e Ciência e Tecnologia de Alimentos

 

25 de outubro

8h às 12h: apresentação de trabalhos nas subáreas de Ciência do Solo, Economia e Sociologia Rural e Recursos Florestais e Engenharia Florestal

14h às 17h30: apresentação de trabalhos nas subáreas de Zootecnia e Medicina Veterinária

 

As apresentações orais:

24 de outubro

12h às 12h30: apresentação oral das subáreas Fitossanidade, Conservação da Natureza e Engenharia Agrícola

– das 15h às 16h: apresentação oral das subáreas Ciência e Tecnologia de Alimentos e Produção Vegetal

 

25 de outubro

9h às 10h: apresentação oral das subáreas Ciência do Solo, Recursos Florestais e Engenharia Florestal e Economia e Sociologia Rural
15h às 16h: apresentação oral das subáreas de Zootecnia e Medicina Veterinária

 

A programação completa está no site http://www.usp.br/siicusp/21siicusp/index.php.

Comentários

Dennis Moraes