fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

CEDOC, da Fundação Romi, recebe a exposição ‘De uma estrela a outra – Encontros Literários Itália-Brasil’

Mostra reúne obras dos escritores Giuseppe Ungaretti e Haroldo de Campos, além de palestras gratuitas

 

A união entre as culturas brasileira e italiana através da poesia é o ponto de partida da exposição “De uma estrela a outra – Encontros Literários Itália-Brasil”, que será realizada no Centro de Documentação Histórica (CEDOC), da Fundação Romi, em Santa Bárbara d´Oeste, entre os dias 17 de outubro e 17 de novembro. A mostra reúne a história e a produção literária de dois grandes escritores, o italiano Giuseppe Ungaretti (1888-1970) e brasileiro Haroldo de Campos (1929-2003). A entrada é gratuita.

Além da exposição, o CEDOC também receberá as palestras “Acervo Haroldo de Campos: Características e Particularidades”, no dia 17 de outubro, às 13h30, com Rhaile Escaleira, bibliotecária da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em São Paulo.  Já no dia 08 de novembro, a coordenadora do Centro de Referência Haroldo de Campos ministra a palestra “Do livro lido ao livro à mostra”, às 13h30.

 

Mostra

Com curadoria de Francesca Cricelli, a primeira parte da exposição apresenta a obra de Ungaretti, que esteve no Brasil entre os anos 1937 e 1942, período em que deu aulas na Universidade de São Paulo (USP), onde conseguiu aprofundar seus conhecimentos sobre o Barroco, estilo artístico que surgiu na Itália entre o final do século 16 e meados do século 18 e depois se difundiu para outros países, inclusive para o Brasil, cujo artista expoente foi Aleijadinho. No seu período no Brasil, Ungaretti apaixonou-se pelas obras de Aleijadinho, traduziu a poesia brasileira e ainda pode conviver com grandes nomes da arte brasileira, como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Murilo Mendes e o próprio Haroldo de Campos. No final da década de 1960, Giuseppe Ungaretti retornou ao Brasil e lançou o libreto Dialoghi.

Já a segunda parte da mostra é dedicada às transcrições dantescas de Haroldo de Campos dos Cantos do Paraíso da Divina Comédia, escrita em meados do século XIV por Dante Alighieri. Na sua obra, Haroldo contextualiza a viagem de Dante ao Paraíso, que representa a iniciação do autor como poeta e, também, seu caminho à redenção.

A mostra itinerante “De uma estrela a outra – Encontros Literários Itália-Brasil” é uma realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), que congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista.

A Fundação Romi, através do CEDOC, faz parte do SISEM-SP, que promove ações gratuitas em todo o Estado de São Paulo ao longo do ano. “As atividades têm como objetivo qualificar, aperfeiçoar e valorizar as organizações e os acervos museológicos paulistas. Essa parceria propicia para a região de Santa Bárbara o acesso ao conhecimento técnico, além de contribuir para o processo de conscientização sobre a preservação do patrimônio”, explica a coordenadora do CEDOC, Sandra Edilene de Souza Barboza.

O CEDOC da Fundação Romi está localizado na Avenida Monte Castelo, 1095, no Jardim Primavera, em Santa Bárbara d´Oeste. O horário para visitação é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, de 17 de outubro a 17 de novembro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (19) 3499-1555. Para participar das palestras, basta enviar um e-mail de inscrição para ssouza@fundacaoromi.org.br ou sisem@sp.gov.br.

A ação é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Poiesis e a Casa das Rosas.

 

Palestras

“Acervo Haroldo de Campos: características e particularidades”Por Rhaile Escaleira

Data: 17 de outubro, quinta-feira

Horário: das 13h30 às 15h30
Detalhamento da catalogação com ênfase nas características e o tratamento técnico aplicado ao acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos.

Rhaile Escaleira é bibliotecária da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

 

“Do livro lido ao livro à mostra” – Por Simone Homem de Mello

Data: 08 de novembro, sexta-feira

Horário: das 13h30 às 15h30

O projeto “Da Bibliocasa”, cultivado como forma de extroversão do acervo bibliográfico Haroldo de Campos, consiste em expor recortes temáticos da biblioteca que pertenceu ao poeta paulistano, hoje abrigada na Casa das Rosas, em São Paulo. A palestra propõe demonstrar
como a seleção e apresentação de obras de um conjunto bibliográfico pode dar pistas sobre temas literários relevantes e funcionar – indcialmente – como releitura do “autor” da biblioteca (no caso, Haroldo de Campos) e de sua obra.

Simone Homem de Mello é Coordenadora do Centro de Referência Haroldo de Campos.

 

Comentários

Deixe uma resposta