Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

CEDOC da Fundação Romi inicia execução do projeto Preservação dos Desenhos Técnicos do CEDOC da Fundação Romi

O Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi inicia a execução do projeto “Preservação dos desenhos técnicos do CEDOC da Fundação Romi”, que acontecerá até dezembro de 2022, e visa preservar e difundir o acesso a esses documentos históricos pertencentes ao acervo da instituição que corroboram para a identidade e memória de Santa Bárbara d’Oeste como cidade pioneira na fabricação do Romi-Isetta, o primeiro carro nacional. É apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Dentro da proposta será realizada a OFICINA DE CONSERVAÇÃO DE DESENHOS TÉCNICOS ministrada por Fernanda Mokdessi Auada com o objetivo de transmitir aos participantes noções basilares essenciais, teóricas e práticas, sobre conservação de acervos em suporte papel, executando documentação técnica (identificação da obra, diagnóstico do estado de conservação, registro dos tratamentos aplicados), higienização, pequenos reparos, aplanamento e protótipos de acondicionamento simples em documentos, folhetos e desenhos técnicos.

A atividade é gratuita, com vagas limitadas destinadas a profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória da região de Santa Bárbara d’Oeste. A oficina com carga horária de 22 horas acontece em formato hibrido com 10 aulas teóricas on-line, síncronas, através da plataforma MS-Teams de 13 a 17 de setembro de 2021 e 12 horas práticas presenciais em fevereiro de 2022, no CEDOC da Fundação Romi. Haverá a participação de Lisely Salles de Carvalho, da biblioteca da FAU/USP. A oficina é acessível em libras e para os portadores de necessidades especiais.

PROGRAMA:

Aulas Síncronas

AULAS TEÓRICAS ON-LINE SÍNCRONAS ATRAVÉS DA PLATAFORMA TEAMS

AULA 1: Conservação preventiva – 02h

AULA 2: Conservação preventiva (cont.) – 02h

AULA 3: Acervos de projetos técnicos – 02h

AULA 4: Acervos de projetos técnicos: Diagnóstico e documentação – 02h

AULA 5: Higienização, pequenos reparos e acondicionamento – 02h

Total de horas: 10 horas

Aulas Presenciais

AULAS PRÁTICAS PRESENCIAIS NO CEDOC DA FUNDAÇÃO ROMI

AULA 1 – Revisão geral e princípios de prática – 04h

AULA 2 – Higienização e estabilização de danos – 4h

AULA 3 – Acondicionamento – 4h

Total de horas: 12 horas

A responsável pelo curso é Fernanda Mokdessi Auada que tem doutoramento em “Ciências – Programa de Tecnologia Nuclear – Aplicações” pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, desenvolvendo estudo sobre aplicação da radiação gama no combate a fungos em acervos em papel. Graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993) e especialização em Preservação de Papéis em várias instituições no Brasil e exterior, como Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ), Northeast Document Conservation Center (MA, EUA) e Library of Congress (DC, EUA). Foi responsável durante 19 anos pelo Núcleo de Conservação e Restauro Edson Motta – Laboratório ABER/SENAI (Associação Brasileira de Conservação e Restauro e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e pelos cursos de preservação, desenvolvendo atividades em: preservação, conservação e restauro em suporte papel; ciência da conservação; educação e ensino. Atualmente participa do Folio – Coletivo de Preservação de Acervos e colabora com a ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro.

As inscrições para a OFICINA DE PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS serão realizadas de 23 a 31 de agosto de 2021 de forma on-line através de formulário eletrônico https://bit.ly/oficinadeconservacaocedoc

A organização do evento informa que se o número de interessados for superior ao número de vagas disponíveis será realizada uma seleção tendo como critério profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória da região de Santa Bárbara d’Oeste. Serão aceitas inscrições de um profissional por instituição.