27 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Casa arejada: entenda a importância para a saúde e bem-estar

(crédito: divulgação istock)

Compartilhe essa notícia!

Dicas simples garantem o conforto no dia a dia, proporcionando qualidade de vida e um ambiente mais agradável

 

O verão chegou, e com ele, um calor intenso que atinge até mesmo os ambientes fechados, causando uma sensação de mal-estar e desconforto. E por mais que muitas pessoas optem pelo ar-condicionado para aliviar, é importante manter a casa arejada para que as doenças, principalmente as respiratórias, passem longe durante a estação.

 

Além disso, em momento em que a luta contra a covid-19 ainda não acabou, é importante continuar atento aos cuidados básicos para que a doença não volte a se disseminar em grandes proporções. Não é novidade que a transmissão ocorre por meio de partículas expelidas pelas vias respiratórias, ou seja, até mesmo quando falamos a doença pode ficar no ar por até 16 horas em ambientes mal ventilados.

Por isso, algumas dicas podem ser seguidas para quem deseja ter uma casa mais arejada e, consequentemente, mais segura e confortável; confira:

 

Ventilação natural 

Abrir as janelas é o primeiro passo para melhorar a qualidade do ar do ambiente. Essa atitude simples permite que as sujeiras e bactérias se movimentem e não fiquem presas ao espaço, causando o acúmulo de pó que pode causar doenças e até maus odores.

 

Uma boa dica é manter essa corrente de ventilação durante a noite, deixando cortinas e janelas abertas enquanto dorme, período em que a temperatura costuma estar mais fria e o ar mais limpo. Ao amanhecer, fechá-las garantirá o frescor ao longo do dia, além de manter a casa mais limpa ao evitar a poluição das grandes cidades.

 

Cuidados com a iluminação

Pode até parecer que não, mas as lâmpadas fazem toda a diferença quando o assunto é ambiente arejado. As incandescentes, mais utilizada nos lares brasileiros, é também a que mais esquenta. Por isso, uma solução prática é fazer a troca por uma opção de LED, que além de não abafar o ambiente, economiza mais energia.

 

Porém, para quem deseja investir a fundo nesse sentido, é possível mudar os ares – literalmente, e optar por um financiamento de energia solar. Dessa forma, você reduz suas contas mensais e ainda colabora com o meio ambiente.

 

Objetos decorativos

Para quem gosta de decoração, a escolha dos objetos pode ser a parte mais legal de arrumar uma casa. Por isso, na hora de se preparar, leve em consideração tecidos mais leves e fáceis de limpar, tanto para a roupa de cama quanto para as cortinas e tapetes, por exemplo.

Além disso, cores claras não sugam tanto o calor, mantendo o lugar com o ar mais agradável. Porém, o que não pode faltar são as plantas, pois elas são responsáveis por umidificar, oxigenar e umidificar o ambiente.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!