SB24Horas

Notícia na hora certa!

“Carreta de Mamografia” estará em Sumaré de 3 a 13 de novembro

Deputado Dalben, Mara Dalben (esposa), Katherine Dalben (filha) e Luiz Dalben (prefeito de Sumaré) em caminhada alusiva ao Outubro Rosa

Em uma parceria do deputado estadual Dirceu Dalben (PL) com o prefeito Luiz Dalben (Cidadania), Sumaré recebe, de 3 a 13 de novembro, a carreta do programa “Mulheres de Peito”, que oferece exames de mamografia gratuitamente às mulheres paulistas!

O programa foi retomado em setembro pelo Governo do Estado, após interrupção devido à pandemia. Desde então, o deputado estadual Dirceu Dalben (PL) vem trabalhando para a inclusão de Sumaré e diversas cidades paulistas no cronograma das carretas.

“Essa é mais uma importante conquista do nosso mandato para a população sumareense, que vem complementar todo trabalho já realizado pela Administração Municipal. As mamografias permitem o diagnóstico precoce de câncer de mama e sabemos que, quanto antes os tratamentos são iniciados, maiores são as chances de cura. As mulheres merecem este cuidado e atenção”, disse o deputado.

Segundo o prefeito Luiz Dalben, neste Outubro Rosa, a prefeitura está oferecendo mais de 3.000 mamografias às mulheres. “Agora, com a chegada da carreta, conseguiremos ampliar ainda mais o atendimento, com a realização deste exame tão importante para a saúde feminina. Meu muito obrigado ao deputado Dirceu Dalben por mais essa conquista para Sumaré, um deputado atuante, sempre lutando e defendendo os interesses da nossa população!”, falou o prefeito.

 

Como vai funcionar

A carreta estará estacionada na Pista de Skate de Nova Veneza, na Avenida da Amizade, de 3 a 13 de novembro. De segunda a sexta, o horário de atendimento será das 8h às 17h. Aos sábados, das 8h às 12h.

Serão distribuídas 50 senhas diárias durante a semana e 25 senhas aos sábados. Mulheres de 50 a 69 anos só precisam apresentar RG e cartão SUS, não há necessidade de encaminhamento médico. Já as mulheres entre 35 a 49 anos e acima de 70 anos, devem apresentar RG, cartão SUS e solicitação médica para realização do exame.

O programa “Mulheres de Peito” tem o objetivo de conscientizar as mulheres paulistas sobre a importância da realização da mamografia, facilitando o acesso ao exame. Para realizarem o procedimento, as mulheres (neste caso, a partir de 35 anos) precisam apenas comparecer à carreta itinerante, com os documentos necessários. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

Para contribuir com a agilidade e qualidade do diagnóstico, além do mamógrafo, cada carreta possui conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Há equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.