fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Carnaval de Holambra tem carros alegóricos com flores e distribuição de rosas e sorvetes

O Carnaval de Holambra promove na terça, dia 25, um desfile bem diferente Divulgação

Antiga colônia holandesa, localizada a 40 quilômetros de Campinas e a 140 da capital paulista, promove na terça, dia 25, um desfile bem diferente que chega a atrair cerca de 10 mil turistas por ano para a pequena cidade de apenas 15 mil habitantes.

Tem holandeses no samba. Para encontrá-los, basta seguir os carros alegóricos decorados com flores, cujo desfile acontece na terça-feira de Carnaval (25), às 14h, na Alameda Maurício de Nassau, em Holambra, antiga colônia localizada a 140 km da capital paulista e que reponde, hoje, pela metade do comércio floricultor do país. A cidade de 15 mil habitantes deve receber 10 mil turistas no Carnaval.

Doze mil hastes e 20 mil vasos de flores e plantas ornamentais serão doados pela Cooperativa Veiling Holambra e pela Cooperflora para decorar cinco carros alegóricos. Obviamente, pelo fato de a cidade ser agrícola, eles serão puxados por tratores. Os moradores e comerciantes organizam-se em blocos – cerca de 30 – que trazem temas e fantasias divertidas, somente reveladas no momento das inscrições que são feitas uma hora antes do início do desfile. Os jurados são escolhidos aleatoriamente entre o público para que não haja nenhum tipo de favorecimento.

 

A Parada de Flores e Cores ainda tem como atrações banda ao vivo, tocando marchinhas de Carnaval, artistas com pernas-de-pau, cospe-fogo e distribuição de flores, picolés e bolachinhas tradicionais holandesas para o público. O cortejo concentra-se às 13 horas na Praça dos Pioneiros e segue pela Alameda Maurício de Nassau até a sede administrativa da Expoflora, quando ingressa na área do Clube Fazenda Ribeirão para a dispersão no campo de futebol.

 

Organização voluntária

O Carnaval das Flores é organizado, em Holambra, por voluntários do Raad van Elf (Grupo dos Onze), que deixam seus afazeres profissionais para organizar o desfile. Tem produtor de flores (Geraldo Barendse), agricultores (Richard Van Den Broek, Junior Granchelli e Mariella  Schut),  agrônomo (Carlo de Block), empresários (Joanes Eltink e Paco van der Louw), paisagista (Yuri Graat), dentista (Celso Quiles),  educadora física (Daniela Fonseca) e consultor (Aryan Schut). O ambiente é bem familiar.

A decoração dos carros alegóricos é também feita por dezenas de voluntários, cidadãos de Holambra, sob a coordenação do artista floral Jan Willen, responsável pela Exposição de Arranjos Florais da Expoflora. As carretas já estão sendo montadas no Parque da Expoflora, mas as flores – por serem perecíveis – somente serão colocadas na segunda-feira.

Segundo Geraldo Barendse, do “Grupo dos Onze”, o divertido é não saber o que esperar dos blocos, que sempre trazem temas atuais ou de protesto. “Como não há inscrição antecipada, todo ano é uma surpresa”, comenta.

Carnaval na Holanda

Na Holanda tem Carnaval, mas com suas peculiaridades. Como o Norte do país é mais protestante, apenas o Sul – de maioria católica – comemora a data. As cidades nas quais o Carnaval é mais animado são Tilburg, Den Bosch, Breda, Eindhoven e Maastricht. O pré-carnaval começa em meados de novembro – com a escolha do Príncipe e do Conselho dos Onze (Raad van Elf), e, em alguns lugares, das Damas de Companhia (hofdames) – e só termina em fevereiro, mesma época em que o brasileiro.

Neste período, o Príncipe do Carnaval ganha a chave da cidade e a governa no lugar do prefeito. O nome da cidade e a sua bandeira são alteradas. Tilburg vira Kruikenstad, Den Bosch torna-se Oeteldonk e Eindhoven é Lampegat, por exemplo. O Príncipe do Carnaval é acompanhado pelo Conselho dos Onze (Raad van Elf) e, em alguns lugares, pelas Damas de companhia (hofdames). Não há feriado, mas as instituições de ensino chegam a suspender as atividades para que todos possam curtir o Carnaval.

As bandas (brass bands) também acompanham o Príncipe, sua corte e cortejo, tocando marchinhas e outras músicas alegres, mas de outros estilos pelas ruas, entrando nos bares para atrair foliões. As fantasias são fundamentais. No entanto, como é inverno, com temperaturas em torno de 3 graus centígrados, elas são muito bem elaboradas ou divertidas e complementadas com gorros, meias e luvas. A maquiagem bem carregada faz parte dos figurinos.

Serviço
Carnaval em Holambra – Desfile de carros alegóricos
Data:
25 de fevereiro, terça-feira
Hora:
14h
Local:
Concentração às 13h na Praça dos Pioneiros, horário em que haverá a inscrição dos blocos.

 

Ateliê da Notícia

Comentários