Carlos Fontes pede que R$5,2 milhões para praça sejam revertidos para contenção de enchentes

O vereador Carlos Fontes (PSD) visitou, ontem (08) pela manhã, os bairros atingidos pelas últimas enchentes no Município: Jardim Conceição, Vila Lola, Jardim Batagin, Icaraí e São Joaquim II. O parlamentar manifesta apelo ao prefeito Denis Andia (PV), por meio de moção, para que os recursos de R$ 5,2 milhões previstos para a revitalização da praça João XX sejam revertidos para a solução do problema das enchentes nos bairros mencionados.

 

“A prioridade é socorrer as famílias que sofrem com as enchentes todos os anos e ajudar o Hospital Santa Bárbara na aquisição das 10 novos leitos de UTI”, diz Carlos Fontes. “Protocolarei na Casa Civil um pedido de verba ao governador Geraldo Alckimin (PSDB), solicitando o apoio das deputados Cauê Macris (PSD), Chico Sardelli (PV), André do Prado (PR) , Antônio Mentor (PT) e ao Ministro dos Cidades, Gilberto Kassab (PSD). O sofrimento destas famílias está acima de quaisquer questões partidária”, completa o vereador.

 

Situação nos bairros – O vereador explica que as obras do Corredor Metropolitano incluem a construção de uma ponte entre a rua Nazareno Voltaine, no Jardim Conceição, e a avenida Pérola Byington, ao lado das Industrias Romi. “Essa obra alargou a passagem sob as linhas férreas da ALL (América latina Logística). Com a retirada dos trilhos, aumentou a vazão das águas pluviais, alagando as casas nas margens do ribeirão dos Toledos devido ao represamento das águas pelo estrangulamento do rio sob a rodovia SP-306, próximo à fazenda Cabriúva, onde há somente três manilhas”, detalha Carlos Fontes.

 

O parlamentar ressalta a urgência de construir uma ponte na rodovia SP-306, próximo à fazenda Cabriúva, dando maior vazão às águas que vem do Ribeirão dos Toledos com destino ao rio Piracicaba. “A população reivindica a construção de uma ponte de concreto entre o São Joaquim II e o Jardim Batagin e de um piscinão nas margens do ribeirão que pode até ser utilizado para capitação de água para o abastecimento da cidade”, destaca o vereador.

 

Segundo Carlos Fontes, os moradores do Jardim Batagin, também sofrem com as enchentes. É o caso de Cícero da Silva, morador da rua Iporanga, 396, que viu a água chegar a 25 cm de altura em sua casa. “Isso nunca aconteceu aqui na nossa rua. Depois que alargaram a passagem do Ribeirão dos Toledos próximo à Romi, não temos mais paz. Alguém tem que fazer alguma coisa, pois pagamos o nosso IPTU para que tenhamos melhorias e benefícios no bairro, e não tragédia a ponto das nossas casas serem tomadas pelas enchentes. Quem vai arcar com os nossos prejuízos?”, disse Silva.

 

Draga – Carlos Fontes chama a atenção, ainda, para a draga parada às margens do ribeirão dos Toledos, no Jardim Batagim. “A máquina está enferrujando há mais de seis meses. A população já pediu uma posição do prefeito, mas até o momento não obtiveram resposta”, diz o parlamentar.

 

O vereador esteve no local da draga, constatou a situação de abandono e protocolou um requerimento para saber o motivo da mesma e se a população está pagando pela máquina sem utilização.

Comentários

Notícias relacionadas