Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Cansaço mental? Saiba como resolver


Depois de andar para lá e para cá o dia inteiro, trabalhar, ir à academia, fazer compras no mercado, seu corpo está esgotado e precisa de um descanso. Seu cérebro também. Muitas vezes não nos damos conta que, após um intenso trabalho intelectual, o cérebro também fica “cansado”, e também precisa de um tempo para relaxar.

Ignorar essa necessidade pode causar uma série de problemas como dores no corpo, dor de cabeça, ulceras e gastrite. Por isso muitos pesquisadores afirmam que o esgotamento mental pode ser até mesmo mais grave do que o físico, pois pode causar danos tanto corporais como emocionais. Outro perigo é que muitas vezes ele é ignorado; então o cansaço se acumula e as consequências se agravam.

Para se tratar do esgotamento mental recomenda-se acompanhamento de um especialista ou até mesmo medicamentos.

O segredo é poder compensar os momentos de estresse com momentos de prazer e diversão.

No trabalho recomenda-se que, após um período, você descanse alguns minutos e dependendo de sua função até faça um pequeno exercício como alongamentos para que seu corpo relaxe.

Organize o seu ambiente. Uma mente tranquila precisa de um ambiente igualmente sereno, o que significa que uma casa e/ou um escritório desarrumado é um caos visual que a sua mente assimila mais depressa do que você pensa.

Em casa, faça menos. Pegue na sua lista de afazeres e risque metade daquilo que está lá escrito. Escolha apenas 2 ou 3 tarefas para fazer hoje, focando-se apenas nessas. Esqueça o resto. Se fizer menos, terá menos em que pensar e tire um tempo para relaxar lendo um livro, assistindo um bom filme…ou se preferir faça uma caminhada, sinta a natureza e divirta-se…o que você não pode é se render ao cansaço.

 

 

 

Comentários

Dennis Moraes