ter. jan 21st, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Campinas: Prefeito lança Colab para aproximar cidadão do serviço público


O prefeito Jonas Donizette lançou na tarde desta quarta-feira, 24 de junho, o Colab, um serviço on-line voltado ao atendimento de reivindicações da população. A partir de agora, o cidadão poderá fiscalizar, propor e avaliar melhorias para o serviço público em uma rede social criada para esse propósito. A pessoa pode se relacionar em tempo real com a Prefeitura na web pelo endereço (www.colab.re) e também por meio de aplicativos móveis (smartphones e tablets) gratuitos, nas versões Android e iOs. “O Colab é um canal que se abre e pode ser muito bem aproveitado pela população”, afirmou o prefeito Jonas Donizette.

O sistema funciona assim: o cidadão baixa o aplicativo, registra-se por meio de sua identidade no facebook e informa a cidade onde está. A partir disso, ele pode acompanhar postagens e fazer suas próprias fiscalizações. Cada postagem precisa de uma foto e da descrição do problema. Por exemplo: desperdício de água, uso indevido de energia elétrica, acúmulo de lixos e calçadas irregulares, assim como propor soluções e avaliar as instituições e serviços públicos da cidade. Os gestores do serviço vão avaliar as demandas para saber se queixa é pertinente e se as informações são satisfatórias. Caso positivo, eles acionarão os responsáveis pelo tema, para que sejam tomadas as providências.

É uma interação com a cidade de Campinas, ele vai funcionar nas duas pontas: tanto para o cidadão entrar em contato com a prefeitura, quanto para a prefeitura poder se comunicar com o cidadão”, acrescentou o prefeito sobre a iniciativa.

O Colab funciona como ferramenta de gestão porque identifica problemas e cobra soluções dos responsáveis pela administração municipal. Ele vai ser gerido pela Secretaria de Comunicação em parceria com o serviço 156. O secretário de Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini, lembrou que há 31 anos a Prefeitura implantou o serviço 156, e o Colab é uma versão do serviço da era digital, da era da internet, da era das redes sociais.

A diretora do Departamento de Gestão da Informação e Documentos e Atendimento ao Cidadão, Lúcia Beatriz Affonseca de Affonseca, disse estar entusiasmada com a versão moderna do 156. Ela lembra que o 156 vai continuar existindo no trabalho de atendimento à população. “É uma forma de o Poder Público se adaptar aos novos costumes da sociedade. Quem quiser se comunicar pelo canal tradicional terá o 156, quem quiser um perfil mais contemporâneo vai procurar o Colab”, disse.

A Prefeitura de Campinas é uma das 70 cidades brasileiras que aderiram ao Colab, considerado um dos cinco melhores aplicativos de governo e participação do mundo, eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Colab começou em março de 2013 na cidade de Recife (PE) e funciona atualmente em diversas cidades como Curitiba (PR), Niterói (RJ), Santos (SP) e Teresina (PI), além de órgãos como a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e o Incra.

Não há custo pela Prefeitura com o Colab. A ação faz parte do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão pública presente em 12 municípios brasileiros. O programa é liderado pela Comunitas, organização da sociedade civil que estimula o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país.

Assessoria

 

Comentários

Dennis Moraes