Campinas: Parque D. Pedro Shopping promove 7º Encontro de Educadores

 


Crise hídrica na região será tema de debate com especialistas do setor

Evento é gratuito e acontece no próximo dia 26; inscrições vão até 24/09

 

O Parque D. Pedro Shopping promove, no próximo dia 26, o 7º Encontro de Educadores, dentro da programação do Projeto Escola. O evento é gratuito e será realizado das 8h30 às 16h, na Central de Cursos do centro de compras. Este ano, a novidade será o debate sobre a crise hídrica da região de Campinas, com a participação de especialistas no setor. As inscrições se encerram no dia 24 e podem ser feitas por meio do e-mail projetoescola@nipec.com.br.

 

Na parte da manhã, o objetivo do Encontro é apresentar aos professores e demais profissionais da educação as oficinas ambientais oferecidas pelo Projeto Escola, criado pelo Parque D. Pedro, em 2005, com o objetivo de levar à comunidade a política de sustentabilidade adotada pelo empreendimento como forma de mitigar os impactos ambientais e otimizar os recursos naturais.  Os educadores poderão ainda preencher uma ficha de pré-inscrição para participar do projeto em 2016, além de abordarem elementos importantes da Pedagogia de Projetos com foco na Educação Ambiental para escolas públicas e particulares de Campinas e região.

 

O período da tarde será destinado à discussão sobre a disponibilidade e a qualidade hídrica da região. Estarão presentes André Von Zuben, vereador e integrante da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Campinas; Marco Antônio dos Santos, diretor técnico da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa); e Rinaldo Calheiros, professor e pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O debate tem início às 14h e prossegue até 16h.

 

“O Projeto Escola está inserido nas ações de responsabilidade corporativa da Sonae Sierra Brasil e, através dele, conseguimos promover a conscientização ambiental desde cedo por meio das oficinas que estimulam os estudantes a discutir temas atuais, como a crise hídrica e a reciclagem”, diz Alessandra Daga, gerente de Marketing do Parque D. Pedro Shopping.

 

 

Projeto Escola

 

O Projeto Escola este ano chega a sua 10ª edição, oferecendo gratuitamente atividades monitoradas em espaços não formais do shopping. Em 2012, foi reestruturado em um programa de apoio ao desenvolvimento pedagógico em Educação Ambiental e passou a oferecer oficinas sobre gestão da água para alunos do Ensino Fundamental, e de materiais recicláveis, para os da Educação Infantil.

 

Desde 2012, o Projeto Escola recebeu 1.371 alunos e 179 educadores. A iniciativa conta com a consultoria do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Consultoria (Nipec), empresa com 11 anos de experiência em implementação e monitoramento de projetos educacionais.

 

A oficina para estudantes, com idade entre 9 a 12, aborda o tema água em suas múltiplas dimensões, por meio de imagens, discussões, atividades e experimentações, propondo reflexões sobre os caminhos da água utilizada pelo shopping, desde sua captação até o seu destino, e apresenta ações concretas de cuidado com sua qualidade e disponibilidade, como a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e a água de reuso utilizada nos sanitários e lavagem do piso das docas.

 

Já as crianças, com idade entre 4 e 5 anos, participam da temática ‘resíduos sólidos’ através de atividades lúdicas. Na oficina ‘Gente Pequena e a reciclagem criativa’, elas aprendem a fazer brinquedos com os recursos recicláveis gerados no empreendimento, em ambientes que estimulam e exploram a criatividade infantil.

 

Serviço

Data: 26/09/2015

Horário: 8h30 às 16h

Local: Parque D. Pedro Shopping – Central de Cursos

Endereço: Av. Guilherme Campos, 500, Jardim Santa Genebra, Campinas/SP

Inscrição e mais informações: projetoescola@nipec.com.br. Colocar no e-mail nome completo, instituição onde trabalha, atividade profissional e, exceto para as escolas, qual evento deseja participar (apenas manhã, apenas tarde ou ambos). A certificação será dada aos que participarem da duas etapas do Encontro de Educadores.

 

 

 

Sobre o Parque D. Pedro Shopping

 

 

O Parque D. Pedro Shopping, empreendimento administrado pela Sonae Sierra Brasil, é o mais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da região de Campinas.

 

São mais de 395 operações, que inclui teatro para 334 espectadores, um complexo de cinemas com 15 salas, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento.

 

Referência em sustentabilidade no setor foi o primeiro a receber certificação ambiental, adotando desde sua construção políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional.

 

Atento às principais tendências de comportamento e consumo investe sistematicamente em inovação por meio de interação digital com seus clientes, fazendo uma extensão da experiência de quem visita o shopping fisicamente com os ambientes digitais. Entre as iniciativas lançadas estão o aplicativo do Parque D. Pedro, o Chega de Fila e o Consultor WhatsApp.

 

Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Campinas – SP

Informações: 4003-7740 – www.parquedpedro.com.br

 

Comentários

Notícias relacionadas