Indaiatuba: Campanha faz retirada de embalagens vazias de agrotóxicos das propriedades rurais

Campanha integra atividades comemorativas ao Dia do Campo Limpo

 

A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente em parceria com o Sindicato Rural de Indaiatuba e a Adiaesp (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo) recolheram mais de 16 mil embalagens vazias de agrotóxicos usados em propriedades rurais de Indaiatuba. A retirada dos materiais foi feita quinta-feira (28) em um sítio localizado no bairro Videiras, para onde os produtores rurais levaram as embalagens no dia anterior.

Essa campanha anual de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos faz parte das atividades relacionadas ao Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado no dia 18 de agosto. O objetivo é eliminar vetores de contaminação e produtos obsoletos na área rural.

As embalagens são encaminhadas a um Centro de Recolhimento localizado no município de Valinhos, de onde terão a destinação correta.

Como de costume, os produtores rurais de Indaiatuba foram informados com antecedência sobre a campanha e também sobre o local escolhido para a coleta. Os técnicos da Adiesp fizeram a documentação de recolhimento e foram responsáveis pelo transporte das embalagens até o Centro de Recolhimento.

Além das embalagens plásticas, de latão e de vidros, foram recolhidos sacos plásticos e caixas de papelão.

Os produtores aderiram à campanha, entendendo a importância ambiental e encontraram nela uma forma de fazer a destinação correta das embalagens.

Em Indaiatuba, a campanha também conta com o apoio do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

 

Fotos: Eliandro Figueira  SCS/PMI

Comentários

Notícias relacionadas