Campanha de trânsito Maio Amarelo tem início em Americana

Se iniciaram, na manhã desta segunda-feira (15/5), em frente ao Paço Municipal, na avenida Brasil, as ações de conscientização no trânsito do Movimento “Maio Amarelo”, em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre. A campanha vai até o final do mês e atingirá 54 municípios cobertos pela superintendência do Detran Campinas. A ação em Americana teve realização da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSU) da prefeitura de Americana, a Unidade de Transportes e Sistema Viário, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, Polícia Militar, Guarda Municipal, Tiro de Guerra.

Das 9 às 11 horas desta segunda-feira, os motoristas e pedestres que passaram em frente à prefeitura receberam material educativo e foram orientados sobre as regras de trânsito e o respeito à sinalização. O trecho da avenida foi parcialmente interditado para a realização do movimento. Foram colocados banners de divulgação e o símbolo da campanha “Foca no Trânsito” além da participação do boneco Guarda no Trânsito.

A ação também foi realizada no mesmo horário no Portal de Americana, entrada da cidade, na avenida Antonio Pinto Duarte, com a abordagem dos motoristas para chamar a atenção sobre a campanha “Maio Amarelo”. No período da tarde, das 14 às 16 horas, serão promovidas novas intervenções na avenida Brasil, em frente ao Paço Municipal, e na avenida da Saudade, na Praça da Bíblia.

Para o secretário da SOSU, Adriano Alvarenga Camargo Neves, a campanha, realizada em todo o país, deve ajudar na conscientização dos motoristas e pedestres para evitar acidentes de trânsito e preservar vidas. “A maioria dos acidentes causados se deve à falta de atenção dos motoristas e pedestres também. 94% dos acidentes com morte são causados por falha humana, por isso, a necessidade de reforçarmos as ações de prevenção”, disse o secretário Adriano.

A superintendente da Regional do Detran de Campinas, Lucilene Modesto, ressaltou a importância do movimento nas 54 cidades cobertas pela unidade e destacou as abordagens do pedágio educacional realizado hoje. “O movimento começou hoje nas 54 cidades de cobertura do Detran de Campinas e vai até 31 de maio. A intenção é conscientizar o cidadão sobre a importância em obedecer e respeitar as leis de trânsito, intensificando as ações neste período. Estamos alertando os motoristas de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre os riscos da falta do uso de cinto de segurança, uso do celular e ingestão de bebidas alcoólicas, entre outros fatores que causam acidentes”.

O secretário adjunto da Unidade de Transportes e Sistema Viário e autoridade municipal de trânsito, Eraldo Camargo, relatou algumas ações que a Prefeitura de Americana já está promovendo visando melhorias no trânsito, como a reativação do semáforo com alarme sonoro instalado na avenida Bandeirantes, nas proximidades do Centro de Prevenção à Cegueira (CPC), revitalização de sinalizações de solo por toda a cidade e projetos para instalação de semáforos na avenida Iacanga, no Jardim Ipiranga, e avenida Brasil, entre outros pontos.

O movimento “Maio Amarelo” prossegue na sexta-feira (19/5), das 9 às 11 horas, na avenida Campos Sales (em frente à Indústria Nardini); dia 22, das 9 às 11 horas, na avenida de Cillo (em frente à Escola Estadual Monsenhor Nazareno Maggi); dia 26, das 9 às 11 horas, na avenida Iacanga (em frente ao Batalhão da Policia Militar); dia 29, das 9 às 11 horas, na avenida Cecília Meirelles, bairro Antonio Zanaga; e dia 31, 9 às 11 horas, na rua Rui Barbosa com a rua Fernando Camargo, na área central.

Também participaram do pedágio educacional de hoje, na avenida Brasil, a diretora do Detran de Americana, Josiane Cristina Oliveira da Silva, o capitão Pulzi, da PM, o cabo Joomar, da PM, o atirador Victor Paiva, do TG, os inspetores Bianchi e Rilton, da GAMA, o vereador Thiago Martins, entre outros convidados e colaboradores.

 

Prefeitura Municipal de Americana

Comentários

Notícias relacionadas