Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca atende mais de 800 pessoas


A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) encerrou no sábado (9) a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca. As ações ocorreram em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com o objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido e encaminhar casos suspeitos ao setor para avaliação e conduta. No sábado os atendimentos foram realizados junto a Campanha de Vacinação Contra a Gripe.

Durante a Campanha, dentistas realizaram consultas, avaliações e esclarecimento de dúvidas relacionadas a qualquer ferida que a população apresentasse na região bucal. Além do exame preventivo, foram distribuídas escovas de dente e realizadas orientações sobre higienização às pessoas que utilizam prótese dentária.

Diferentemente dos anos anteriores, quando era realizada em apenas um dia, a campanha desse ano foi promovida durante toda a semana, o que resultou em um aumento de mais de 100% nos atendimentos. “Estamos satisfeitos com o resultado. Foram examinados 825 pacientes durante os seis dias da Campanha nas UBSs. Os casos que apresentaram suspeitas de alguma alteração já foram encaminhados para uma investigação mais aprofundada do caso”, destacou o coordenador do programa de Saúde Bucal, Dr. Amauri Balan.

Atualmente, o CEO conta com um Programa de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca disponível para toda população. Para ter acesso ao serviço, o munícipe deve passar por atendimento odontológico na UBS mais próxima de sua residência e obter encaminhamento para tal especialidade. População acima de 60 anos, pessoas que apresentam lesões de boca (feridas) que não cicatrizam, com algum histórico da doença na família, fumantes e ex-fumantes e pessoas que trabalham muito tempo expostos ao sol devem procurar orientação profissional.

Papanicolaou

No sábado também foi realizado nas UBSs, por meio do Centro de Referência em Saúde da Mulher e Atenção Básica, um “Mutirão de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero”, o exame de papanicolaou, para mulheres de 60 a 69 anos. O objetivo foi conscientizar esse público para a importância da realização dos exames, como forma de prevenção e diagnóstico precoce destes tipos de câncer, já que estudos mostram que mulheres nessa faixa etária têm menor procura pelos exames ginecológicos. Foram atendidas 46 mulheres, que também receberam orientações sobre o Câncer de Mama.

Foto: Luís Eduardo Deffanti

Assessoria de Imprensa

Comentários

Dennis Moraes