fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Caminhada em Referência à Luta Antimanicomial reuniu 80 pessoas


Discussão sobre o tema será realizada nesta terça (19)

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Programa de Saúde Mental e NES (Núcleo de Educação em Saúde), promoveu nesta segunda-feira (18) a 1ª Caminhada em Referência à Luta Antimanicomial. A ação contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas, entre profissionais, usuários e familiares dos serviços e população interessada. A saída ocorreu às 8h30 em frente ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Após a caminhada houve apresentação do coral dos pacientes da Saúde Mental na Praça Coronel Luiz Alves (Central). No local também foi realizada uma feira de artesanato com materiais produzidos pelos usuários do serviço. Dando prosseguimento às ações alusivas ao tema, nesta terça-feira (19) será realizado o 2º evento em referência à Luta Antimanicomial. Com o tema “Liberdade é o Melhor Cuidado!”, a ação ocorrerá das 8 às 12 horas, na Estação Cultural, localizada na Avenida Tiradentes, 2, Centro. As atividades serão abertas à população.

O objetivo é abrir um espaço de diálogo público acerca da Reforma Psiquiátrica para contribuir na implementação de serviços de Saúde Mental a partir do modelo de Atenção Psicossocial. Durante o evento serão realizadas Mesas de Debates e Grupos de Discussão com participação de diversos profissionais da área e população interessada, além de usuários e familiares dos serviços de Saúde Mental do município.

O coordenador do Programa de Saúde Mental, Alexandre Ceconello Marinho, comentou sobre as expectativas para o evento. “Esse ano, com várias mudanças já conquistadas, queremos pensar sobre as dificuldades, as barreiras que se colocam para que possamos desenvolver um cuidado em Saúde Mental mais digno, em liberdade e comunitário. A Luta Antimanicomial é constante, diária e exige uma transformação cultural, no entanto nesta data, buscamos dar visibilidade ao tema e chamar a atenção das pessoas para essa discussão”, destacou.

Confira a programação:

2º Evento da Luta Antimanicomial

Data: 19/05/2015 das 8 às 12 horas

Local: Estação Cultural – Avenida Tiradentes, nº 2, Vila Mac Knight

Tema: “Liberdade é o Melhor Cuidado!”

8 às 08h30 – Credenciamento

8h30 às 9 horas – Apresentação artística e cultural

9 às 12 horas – Mesa de Debates: “Saúde Mental e Atenção Psicossocial: como transpor a barreira dos especialismos?”

Debatedores:

Edson Olivari de Castro – Professor Supervisor de Psicologia / UNESP – Bauru

Érico Marcos Vasconcelos – Articulador da Atenção Básica do Ministério da Saúde

Dreison Luis Iatarola – Secretário de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste

Fotos: Luís Eduardo Deffanti

Assessoria de Imprensa

Comentários

Dennis Moraes