Câmara promove cerimônia de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares na próxima terça-feira

 

Como parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira, 20 de novembro, a Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste promove, na próxima terça-feira (25), logo após a 43ª Reunião Ordinária, a cerimônia de entrega das Medalhas de Mérito Zumbi dos Palmares. Instituída no Legislativo barbarense em 2002, essa honraria é outorgada a pessoas de grupos ou entidades que se destacam, nos diversos setores da sociedade, na luta pelo combate à prática do racismo e a favor da cultura afro-brasileira.

Neste ano, 10 barbarenses serão homenageados. Receberão a medalha Zumbi dos Palmares os munícipes Amadeu Elias Salvador dos Santos, Cláudio Vinícius dos Santos Britto, Clélia Janalina da Silva da Cruz, José Roberto Nogueira, Juarez Porfírio, Maria Aparecida Caris de Moraes, Nestor Cardoso de Brito, Paulo Roberto dos Santos, Scheila Almeida Miranda Santos e Sebastião Germano da Silva. As escolhas desses nomes pra o recebimento das honrarias foram feitos, respectivamente, pelos vereadores Celso Ávila (PV), Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), Carlos Fontes (PSD), Alex Braga, o Alex Backer (PV), Felipe Sanches (PSC), José Luis Fornasari, o Joi (SD), Antonio Pereira (PT) e Valmir Alcântara de Oliveira, o Careca do Esporte (PROS).

O Dia Nacional da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares”, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, em 1549.

Comentários

Notícias relacionadas