Câmara entrega título de cidadã americanense a Divina Bertalia

A Câmara Municipal de Americana realiza nesta segunda-feira (16) sessão solene para a entrega de título de cidadã americanense a senhora Divina Bertalia, pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB).

 

Biografia

 

Divina Bertalia nasceu em Anicuns/GO, em 31 de janeiro de 1956. A filha do meio de uma família de sete irmãos, dos quais quatro tiveram mortes precoces e trágicas.

 

Com ascendência mineira, passou pouca parte da infância na cidade em que nasceu, e logo aos cinco anos de idade mudou-se para Rondonópolis/MT. Optou por estudar na capital mato-grossense, Cuiabá, onde permaneceu por 15 anos.

 

Durante o período de permanência em Cuiabá, conheceu o médico americanense Aluísio, com quem se casou em junho de 1988. Mudou-se para Americana em maio de 1989 e aqui nasceram seus dois filhos: Antonio Bertalia Neto e Breno Bertalia.

 

Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso, cursou Especialização Pedagógica na Faculdade Campos Salles de São Paulo/SP. Em Americana, deixou a carreira de consultora tributária concursada para se tornar professora da ETEC Polivalente, onde leciona desde 1989, tendo sido coordenadora do curso técnico em Secretariado de 2003 a 2007.

 

Escritora e entusiasta da cultura da cidade, foi presidente do Conselho Municipal de Cultura de 2004 a 2007. Por sua iniciativa, o Comcult lançou em 2005 o “Guia Cultural e Turístico de Americana”. Em 2009, promoveu o espetáculo “Americana canta o Rei”, uma homenagem aos 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos. É autora de três livros: “Guia Católico de Postura Comunitária”, “Carioba sob o olhar feminino” e “Cem expressões”. Dedica-se atualmente a escrever um livro sobre a trajetória humana e educativa da Etec Polivalente de Americana. É membro atuante da Paróquia São Domingos desde que chegou a Americana. Vereadora de Americana na 19ª Legislatura, de 2009 a 2012.

 

Homenagens

O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.

 

 

Assessoria de Comunicação

Câmara Municipal de Americana

Comentários

Notícias relacionadas