Política Santa Bárbara d´Oeste 

Câmara celebra Dia da Bandeira com ato cívico

A Câmara barbarense promoveu, nesta terça-feira (19), ato cívico em alusão ao Dia da Bandeira, com a participação de vereadores e de servidores do Legislativo. Durante a execução do Hino Nacional e do Hino à Bandeira, o presidente da Câmara, vereador Felipe Sanches (PSC), hasteou a Bandeira Nacional, enquanto o servidor Antônio Pereira da Silva hasteou a Bandeira do Estado de São Paulo e o vereador Paulo Monaro (SD) hasteou a Bandeira do Município. Além deles, o vereador Edmilson Ignácio Rocha, o Dr. Edmilson (PPS), também esteve presente nesse ato.

O presidente Felipe Sanches destacou que a Bandeira Nacional é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa e que a celebração desse símbolo nacional é importante para resgatar o senso de Nação e orgulho pelo País. O Dia da Bandeira é comemorado todos os anos em 19 de novembro, data em que, em 1889, aconteceu a instituição da bandeira republicana nacional como bandeira oficial do Brasil. Com a Proclamação da República, era necessária a substituição dos símbolos nacionais que remetessem à monarquia. Sendo assim, no dia 19 de novembro, quatro dias após a proclamação, a nova bandeira foi apresentada.

O estilo básico da Bandeira Nacional, formado pelo losango amarelo em meio a um quadro verde, já fazia parte da bandeira do Império e foi definido pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret. Com a Proclamação da República, algumas transformações pontuais aconteceram na bandeira, como o redimensionamento do losango e a substituição de Armas do Império por uma esfera republicana da cor azul, na qual foi acrescentado o lema “Ordem e Progresso”, de orientação positivista, em letras verdes dentro de uma faixa branca. Na esfera azul, foram adicionadas estrelas, que representam os estados brasileiros.

Comentários

Notícias relacionadas