Câmara barbarense sedia lançamento do livro ‘Infância Roubada’


A Câmara de Santa Bárbara d´Oeste sediou, nesta quinta-feira (13), o lançamento do livro “Infância Roubada: crianças atingidas pela Ditadura Militar no Brasil”. A obra reúne 42 testemunhos de filhos de militantes presos ou desaparecidos durante a ditadura militar no Brasil, assim como dois depoimentos de mães das crianças atingidas, com impressões sobre como viram a violência a qual seus filhos foram vitimados. O evento contou com a presença do presidente do Legislativo, Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), e dos vereadores Antonio Pereira (PT) e Giovanni Bonfim (PDT), um dos responsáveis por trazer esse lançamento ao Município. A secretária municipal de Educação, Tânia Mara da Silva, também prestigiou o encontro, que contou com alunos de diferentes escolas estaduais.

Durante a cerimônia de lançamento da publicação, Adriano Diogo, ex-deputado estadual que presidiu a Comissão da Verdade falou sobre o período de repressão e sobre o trabalho do grupo, que resultou no livro. Além dele, a Mesa que conduziu os trabalhos também foi composta pela advogada Maria Carolina Bissoto, pesquisadora dessa mesma comissão, por Célia Coqueiro, Edson Luis de Almeida Teles e Ñasaindy Barret de Araújo, os três filhos de militantes políticos, cujas histórias são retratadas no livro. O Grupo Di Atus e a Oficina de Teatro de Santa Bárbara d’Oeste fizeram intervenções durante a apresentação, narrando trechos dos depoimentos. Ao final do lançamento, foram distribuídas cópias do livro, que ficarão disponíveis na Biblioteca da Câmara, na Biblioteca Municipal, assim como na Fundação Romi e em diferentes unidades de ensino.

A Câmara sedia, ainda, a exposição “Memória e Resistência: a verdadeira história do período militar”. A mostra é organizada pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” e ficará disponível na sede do Legislativo até o dia 21 deste mês, podendo ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

 

 

Assessoria:

Fotos: Câmara

Comentários

Notícias relacionadas