Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Câmara barbarense promove reunião sobre programação da Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, Felipe Sanches (PSC) reuniu-se, na manhã de hoje (21), com representantes do Conselho Tutelar, do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), das secretarias municipais de Educação, Cultura e Promoção Social e da Diretoria de Ensino de Americana para tratar da programação da Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a realizar-se entre os dias 18 e 23 de maio.

“A previsão é de que todos os alunos do Município tenham contato com o tema nas escolas e também está sendo estudada uma parceria com o projeto Recitar, da Secretaria de Cultura”, adianta o chefe do Poder Legislativo barbarense, lembrando que 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Além da divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24 horas nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, os eventos dessa Semana de Combate também devem contribuir para que a população consiga identificar esses casos suspeitos, além de incentivar os munícipes a registrarem suas denúncias junto ao Conselho Tutelar do Município.

Dados do Disque 100 apontam que, apenas em 2017, foram feitas mais de 20 mil denúncias desse tipo no serviço. A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou o adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

 

Comentários