Boneca Barbie completa 60 anos de história dia 9 de março

Marca antecipa seus lançamentos para 2019 e apresenta Maya Gabeira como a primeira brasileira a fazer parte do programa Mulheres Inspiradoras

A boneca mais famosa do mundo completará 60 anos no dia 9 de março. Criada por Ruth Handler em 1959, Barbie tem hoje 99% de reconhecimento de marca globalmente, 58 milhões de bonecas vendidas anualmente em 150 países e continua propagando seu propósito de inspirar o potencial ilimitado de cada garota e ser a boneca mais diversificada do mercado.

De princesa a astronauta, não há barreira que a Barbie não tenha ultrapassado. E para celebrar seus 60 anos de história, a marca apresentará a maior Coleção de bonecas de Mulheres Inspiradoras homenageando mulheres do mundo inteiro que mostram às garotas que elas podem ser tudo que quiserem. Mais de 20 mulheres serão presenteadas com uma boneca única e feita à sua semelhança. Maya Gabeira – a maior surfista de ondas gigantes do Brasil, que entrou para o Guinness Book em 2018 após surfar uma onda de 20,7 metros e se tornou a primeira mulher a surfar uma onda ilimitada – será a primeira brasileira a receber a maior homenagem da marca.

Além disso, Barbie relança algumas das suas bonecas da linha de profissões mais icônicas como a astronauta, bombeira, atleta, jornalista, candidata e pilota de avião. Já a coleção Barbie Fashionistas 2019 – linha de bonecas mais diversificada e inclusiva do mercado – irá lançar bonecas com diferentes tons de pele, mais estilos cabelo, novos tipos de corpo (Barbie com um busto menor, uma cintura menos definida e braços mais definidos) e bonecas que representam deficiências físicas, como uma Barbie em uma cadeira de rodas e uma boneca com perna prostética.

Desde 2018 a marca está financiando pesquisas para seu projeto chamado Brecha do Sonho, uma iniciativa global para conscientização sobre os fatores limitantes que impedem meninas ao redor do mundo de atingirem seu potencial máximo. O estudo tem como objetivo alavancar as plataformas globais de Barbie para a conscientização sobre fatores que limitam e impedem meninas de atingirem seu potencial.

”Por 60 anos, Barbie tem inspirado gerações e mostrado diferentes opções para meninas. Com mais de 200 carreiras, seis candidaturas à presidência e uma viagem à lua antes mesmo de Neil Armstrong, Barbie continua evoluindo para ser um modelo relevante para todas as idades”, afirma Lisa McKnight, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral de Barbie.

Para 2019, a marca continuará evoluindo para ser relevante para crianças e suas famílias, além de se estabelecer como a principal marca de empoderamento para a próxima geração.

Acesse www.barbiemedia.com para mais informações, imagens e vídeos da marca. Siga @barbie e @barbiestyle nas redes sociais e participe da comemoração dos 60 anos de Barbie usando a hashtag #Barbie60.

Sobre a Mattel

Presente no Brasil desde 1988, a Mattel é a líder global em entretenimento infantil, especializada na criação e produção de brinquedos e produtos de consumo inovadores, de qualidade e que geram experiências que inspiram, entretêm e desenvolvem as crianças por meio do brincar. Fazem parte do portfólio da empresa marcas icônicas, incluindo Barbie®, Hot Wheels®, Fisher-Price®, Thomas & Friends® e MEGA®, entre outras, além das que são licenciadas em parceria com empresas globais de entretenimento. Além dos brinquedos, a Mattel disponibiliza conteúdos, jogos, música e atrações. A empresa opera em 40 localidades e comercializa seus produtos em mais de 150 países em parceria com as principais redes de varejo e tecnologia do mundo.  Desde a sua fundação, em 1945, a Mattel tem orgulho de incentivar as crianças a alcançarem todo o seu potencial. Para mais informações acesse www.mattel.com.

Sobre a Barbie® – www.barbie.com.br

Barbie foi criada em 1959 pela americana Ruth Handler, co-fundadora da Mattel, que percebeu que sua filha Bárbara, ou Barbie, como era apelidada, gostava de brincar com bonecas de papel que trocavam de roupa. Até então, todas as bonecas tinham aparência de bebês e a de papel era uma das únicas que tinha a feição mais próxima da de uma adolescente. Quando lançada, a boneca foi definida como a “modelo teenager vestida na última moda”. Hoje, a Barbie é reconhecida como uma das marcas mais fortes de todos os tempos e um ícone fashion mundial. Como toda diva, a partir dos anos 90 estilistas famosos como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e Alexandre Herchcovitch a vestiram em várias ocasiões. Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles: Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek, além de musas como: Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Vivien Leigh e Grace Kelly. Por mais de cinco décadas a boneca tem inspirado garotas de todas as idades a sonhar, “viajar” e descobrir que, brincando, elas podem ser o que quiserem. O estilo de vida da boneca, que já virou personalidade, sempre fez com que ela fosse popular entre crianças e adultos. Em 58 anos, ela já teve mais de 150 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Alguns exemplos emblemáticos são: Barbie astronauta (1965); Barbie médica cirurgiã (1973); Barbie presidente dos EUA (1992).

Comentários

Notícias relacionadas