Bob Vieira, Cia Xekmat e Levi Ramiro fazem a festa no “Cultura da Terra”


O violeiro Bob Vieira, a Cia de teatro Xekmat e o músico Levi Ramiro fazem a festa no Festival do Orgulho Caipira de São Paulo – “Cultura da Terra”. Fruto de uma premiação conquistada por meio do Edital ProAC nº 06/2014 – Festivais de Artes, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, o festival, realizado pela Estação Cultural da Fundação Romi, conta com a parceria da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. O evento é um resgate à cultura caipira, estimulando um novo olhar da população regional sobre suas raízes e tradições, é o objetivo do evento.

 

Abrindo os trabalhos do dia 27 deste mês, sábado, às 18 horas, o músico Bob Vieira e sua viola enchem o Armazém da Estação Cultural de emoção e diversão. Com muita interação e um repertório que também atrai o público infantil, o violeiro canta, conta causos e declama versos do mais puro universo lúdico caipira. Essa atmosfera é apresentada de maneira performática, envolvendo o público na beleza das suas raízes e tradições.

 

Bob Vieira conta que iniciou na viola após contato com violeiros conhecidos da cidade natal, como Dito Felício e Zé Martins e, a partir de então, mergulhou na cultura caipira. “Através do instrumento me aproximei das manifestações folclóricas da região sudoeste de São Paulo como fandango, catira, cururu, moda-de-viola”, conta. Esse envolvimento influenciou em suas composições e poesias.

 

Na sequência, quem assume o palco é a Cia Xekmat. Por meio de diferentes situações e divertidos personagens, são recontadas histórias do interior e da zona rural, resgatando o verdadeiro sentido das tradições pelo espetáculo “Contos e Causos da Nossa Terra”. Histórias como “Os causos e as histórias de pescador”, “As “Caçadas”, “Namoro de antigamente”, compõem alguns dos momentos mais hilários desse espetáculo de contação realizado por Amauri de Oliveira e Roberto Isler.

 

Encerrando a noite, Levi Ramiro, que se iniciou na música tocando violão popular e adotou a viola como principal instrumento, sobe ao palco. Expandido seu universo cultural, de encontro com suas raízes, ampliou sua produção musical, tanto na arte de tocar como na de fabricar o instrumento. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam a Música Brasileira, o artista celebra a poesia e a simplicidade da vida interiorana.

 

Violeiro e artesão, o músico leva o público para um passeio através das vertentes da música, entre causos e canções, com muita força instrumental. Compondo esse cenário, Levi Ramiro estará acompanhado pelos músicos: Marcos Azevedo (violão), Edu Guimarães (acordeon), Esther Alves (flauta) e André Rass (percussão). Em seu repertório estarão algumas obras do álbum Remanso – Instrumental – Viola Dinâmica, o mais recente trabalho do artista.

 

Transporte

 

Todos os shows são gratuitos e, além disso, aqueles que preferirem economizar o combustível, evitar os transtornos de trânsito e custos de estacionamento, podem contar um ônibus exclusivo. O Departamento de Transporte Municipal e a Nova Via, disponibilizarão ônibus exclusivos fazendo o trajeto do terminal urbano até a Estação Cultural durante os três dias do Festival do Orgulho Caipira de São Paulo “Cultura da Terra”.

 

O público poderá ir ao evento utilizando o transporte publico municipal. Os veículos começam a circular, partindo do terminal para Estação Cultural, meia hora antes do início do evento. Na sexta-feira, 26, às 18h30. No sábado, 27, às 17h30, e no domingo, 28, às 9h30. O circular encerra o trajeto meia hora após o final do festival, partindo da Estação Cultural para o terminal central.

 

Cartão Integração – No sábado, 27, e domingo, 28, o Departamento de Transporte Municipal terá um estande para confecção do cartão integração. Basta levar os documentos pessoais (RG e CPF) e uma (01) foto 3×4.

 

 

Programação completa

 

  • 26/06, sexta-feira, a partir das 19h, show da Orquestra Barbarense de Violas e do músico Paulo Freire.
  • 27/06, sábado, a partir das 18h, apresentação do músico Bob Vieira, contação de causos com a Cia Xekmat e show com Levi Ramiro.
  • 28/06, domingo, a partir das 10h, apresentação dos Pioneiros da Catira e encerramento com o músico Ivan Vilela.

 

Colaboração: Assessoria de Comunicação – Fundação Romi

 

Foto: Mariana Balam

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas