SB24Horas

Notícia na hora certa!

Bebidas para almoço de fim de semana em família

Confira as dicas que selecionamos para que o encontro com os parentes seja inesquecível.

 

Após mais de um ano sem ver a família devido à pandemia, a vida vem retornando aos eixos e os encontros voltam a acontecer. Aos domingos, a tradicional macarronada, o churrasco ou a feijoada vêm ocupar as panelas e pratos. E não pode faltar, é claro, aquele refrigerante geladinho, afinal, o verão se aproxima.

 

E o que mais tem para beber? Entre adultos e crianças, quais opções selecionar para deixar o almoço ainda mais especial? Para te ajudar nessas decisões, separamos bebidas para acompanharem seus almoços, que podem combinar com diferentes pratos que fazem parte dos fins de semana dos brasileiros.

 

Refrigerantes

Com uma rodela de limão ou laranja e gelo, eles agradam muitos paladares, sobretudo das crianças. Além disso, sempre há uma versão zero açúcar para os que não querem extrapolar a dieta.

 

A um copo suado, com cubos de gelo e cheio de Pepsi, não há como resistir. Os refrigerantes funcionam em qualquer situação, já que seus sabores são muito conhecidos.

 

Sucos

As misturas são diversas! Para os que não gostam de refrigerantes, vale a pena investir na mescla de sabores para explorar tudo o que as frutas têm a oferecer. Há também a possibilidade de mesclar com ervas e raízes, como a hortelã e o gengibre, garantindo o frescor, ou até com folhas verdes, como a couve, que rende um delicioso e nutritivo suco verde.

 

A depender do suco, ele combina com pratos mais leves, por ser mais consistente, sobretudo quando se mistura mais de um tipo de fruta, como abacaxi e morango.

 

Chás gelados

Hibisco, mate, chá branco, verde ou preto. Hoje há uma infinidade de opções de chás, desde os que já vêm em latas ou garrafas, até a possibilidade de você fazer o seu próprio. Com propriedades diversas, de acordo com suas escolhas, podem ainda trazer benefícios à saúde de seus convidados.

 

Os chás gelados são ótimos para cardápios mais leves, principalmente quando há peixes, estejam eles crus, assados ou cozidos.

 

Vinhos

Para os adultos, essa clássica alternativa precisa ser escolhida com sabedoria, pois o tipo de vinho pode interferir diretamente na experiência palatável dos convidados. A seguir, três opções que selecionamos:

 

Merlot

Há diferentes pratos e petiscos para harmonizar com essa uva. Queijos, carnes vermelhas magras, porco, aves, atum, salmão e massas, desde que seu molho seja leve.

 

Cabernet Sauvignon

Esse vinho combina principalmente com carnes bovinas, mas se pode arriscar queijos amarelos e amadeirados, cogumelos ou carne de cordeiro assada. Além disso, ele pode acompanhar sobremesas à base de chocolate amargo, causando um delicioso contraste no paladar de quem está consumindo.

 

Lambrusco

Com baixo teor alcoólico, levemente frisante é muito refrescante, esse tipo nasceu na Itália. Apresentado nas versões tinto, branco e rosé, é perfeito para harmonizar com massas e pratos gordurosos.

 

Cervejas

Artesanais ou marcas famosas, a cerveja tem um lugar especial no coração e nos copos dos brasileiros. O mercado atualmente apresenta inúmeros tipos, que vão desde as mais suaves para as mais marcantes no paladar. Para os dias quentes, a pilsen é muito conveniente. Para jantares ou dias frios, a IPA, mais encorpada, cai como uma luva.

 

Caipirinhas

A de limão com cachaça é um clássico para acompanhar as feijoadas, mas há uma infinidade de combinações entre frutas e bases alcoólicas. Ela funciona bastante em churrascos também. Caipirinha de saquê com uva e maracujá é um drink leve para abrir um almoço em família.

 

Água

Sim, a água pode ser uma opção incrível de bebida refrescante! A água saborizada é elegante e pode ser servida junto das mais diferentes refeições. Deixar folhas de hortelã e pedaços de gengibre durante algumas horas na jarra na geladeira fará toda a diferença no sabor. Outra alternativa é recorrer à boa e velha água gaseificada com limão espremido.