19 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Bebel quer prédios públicos do Estado com coletores solares

Compartilhe essa notícia!

Deputada diz que o Estado deve dar exemplo na preservação do meio ambiente

 

Preocupada em garantir a preservação do meio ambiente, a deputada estadual Professora Bebel (PT) quer instituir a obrigatoriedade de que todos os prédios públicos do Estado de São Paulo passem a ser equipados com coletores solares e demais componentes que possibilitem a captação e o uso de energia solar em quantidade suficiente para suprir o uso de energia elétrica atualmente utilizada. A proposta está contida no projeto de lei 1055/2023, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Se aprovado o projeto, os três poderes do Estado de São Paulo deverão passar a ser equipados com coletores solares e demais componentes que possibilitem a captação e o uso de energia solar em quantidade suficiente para suprir o uso de energia elétrica atualmente utilizada. De acordo com o estabelecido no projeto, ainda, a adaptação dos prédios públicos deverá ser feita em até dois anos da promulgação da propositura. “O governo tem recursos para isso e deve fazer a adaptação dos seus prédios, uma vez que gera economia para os próprios cofres do Estado, assim como garante a geração de energia limpa”, defende a Professora Bebel.

A deputada Bebel explica que o objetivo é de implementar no Estado de São Paulo o uso de energia limpa e barata, que é a energia solar, sabidamente a mais econômica e ecologicamente adequada para os dias de hoje. “Não faz sentido, com o avanço que houve nos últimos tempos nos mecanismos de captação e uso dessa forma de energia, que o Estado de São Paulo continue a se valer de energia elétrica como principal matriz energética de atendimento a seus prédios públicos, desde aonde funcionam as secretárias como departamentos, assim como escolas, quartéis, fórum, enfim, há uma enormidade de prédios públicos que podem garantir uma ampla economia ao Estado, além de assegurar uma energia limpa. Portanto, há necessidade social de aprovação deste projeto. Temos que pensar nas futuras gerações e a preservação o meio ambiente passa pela adoção de medidas em que o governo estadual deve dar exemplo”, completa.

 

Por Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!