18 de maio de 2024

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Bebel: erros do governo estadual em materiais digitais demonstram falta de respeito com a educação

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Para a segunda presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT), os erros registrados nos materiais digitais com os quais a gestão do secretário estadual da Educação, Renato Feder, pretendia substituir os livros impressos do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), demonstram a falta de respeito com a educação no Estado de São Paulo. A parlamentar se refere a erros que foram observados no material online elaborados pelo governo estadual, dirigidos a alunos das escolas da rede estadual de ensino.

O conteúdo da Secretaria de Estado da Educação equivocadamente afirma ter sido Dom Pedro 2º, e não sua filha, a Princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea em 1888, colocando fim à escravidão no Brasil.  Já a um outro conteúdo de história, destinado a estudantes do 9º ano do ensino fundamental, o material do governo paulista afirma que a cidade de São Paulo tem praias. O erro está em uma aula referente à rápida passagem de Jânio Quadros pela Presidência da República.

Para a deputada, os erros apontados pela reportagem do jornal Folha de S. Paulo mostram verdadeiro descaso para com o material didático aligeirado que seria utilizado com exclusividade na rede, deixando de lado os livros pedagógicos do MEC. Bebel ressalta que os livros do PNLD passam por longo e criterioso processo de avaliação e seleção antes de serem destinados a milhões de estudantes em todo no Brasil.

A parlamentar, que liderou protestos contra a abolição dos livros didáticos pelo governo estadual, forçando o governador do Estado, Tarcísio de Freias, a rever sua posição e manter os livros do MEC nas escolas paulistas, escreveu em suas redes sociais: “Lamentavelmente, outros erros poderão ser encontrados nas apostilas e “pílulas” digitais que (secretário estadual da Educação, Renato) Feder pretendia impor a nossas crianças e jovens das escolas estaduais. Não podemos admitir que fatos como esse continuem a ocorrer. Queremos respeito, valorização dos profissionais da educação, condições para o processo ensino-aprendizagem e qualidade de ensino”.

 

Por Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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