Piracicaba está dobrando de 8 para 16 médicos contratados pelo programa
Ao tomar conhecimento que o Ministério da Saúde destinou 55 vagas pelo programa “Mais Médicos” para a região de Piracicaba, a deputada estadual Professora Bebel, principal liderança do Partido dos Trabalhadores na região, diz que a destinação deste profissionais é resultado do cumprimento de promessa feita pelo presidente Lula durante a campanha eleitoral do ano passado. Piracicaba que tinha oito profissionais do programa passará a contar com 16. Na região, foram destinadas 55 vagas pelo programa.
O programa foi criado pela então presidente Dilma Rousseff e chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros. O “Mais Médicos” foi relançado pelo presidente Lula no mês passado, rebatizado de “Mais Saúde para o Brasil” e garantiu para Piracicaba 16 vagas, enquanto que para Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Ipeúna, Nova Odessa, Rafard, Saltinho e São Pedro uma vaga. Já para Cosmópolis 11 vagas, Limeira 16 vagas e Santa Bárbara D´Oeste quatro vagas.
Para a deputada Bebel, o relançamento deste programa vai contribuir para aumentar a oferta de médicos no sistema público de saúde. “Atualmente, todos sabemos que faltam médicos tanto em Piracicaba como em toda região”, ressalta. O programa “Mais Médicos” chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros. Piracicaba, por exemplo, chegou a ter cerca de 25 médicos contratados pelo programa, que atuavam no programa “médico de família” da Prefeitura da cidade.
De acordo com a parlamentar, governo federal, “além de ampliar o número de profissionais na saúde, o programa vai trabalhar para melhorar o SUS com investimentos para construção e reformas de Unidades Básicas, ampliando o atendimento no Brasil”. “Com o relançamento do programa, os resultados já começaram a aparecer com a contratação de mais médicos”.
Bebel diz que infelizmente, nos últimos anos, a forma como o governo tratou o “Mais Médicos” mostra o descaso que sofreu o SUS”, prejudicando a população que depende do sistema público de saúde, que sente a falta de médicos nas unidades básicas de saúde. “O que acontece em Piracicaba, também ocorre nas demais cidades brasileiras, com a população tendo muita dificuldade em obter atendimento médico. Agora, com o fortalecimento deste programa, a nossa expectativa é de que seja reduzida a falta de médicos tanto em Piracicaba como na região, assim como em todo país”, enfatiza.
Por Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124
VEJA TAMBÉM
Projeto de Fontes quer voto da Câmara para qualquer demolição de patrimônio histórico
Vereador Paulo Monaro propõe fixação de placas informativas sobre adoção de nascituro nas unidades de saúde
Vereador Paulo Monaro questiona cobrança de sucumbência em fase administrativa em Santa Bárbara d’Oeste