A presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a deputada estadual Professora Bebel (PT), comemorou a aprovação do projeto do presidente Lula pela Câmara Federal que equipara os salários entre homens e mulheres no país. O projeto foi aprovado na última quinta-feira, 04 de maio, e agora segue para ser apreciado pelo Senado Federal.
Em suas redes sociais, a deputada Professora Bebel escreveu: “Nosso presidente continua cumprindo seus compromissos de governo. Aqueles que dizem ‘ah, esse problema não acontece no Brasil” ou “essa igualdade já existe’, não conhecem a realidade brasileira ou preferem ignorá-la. O machismo e a desigualdade entre homens e mulheres é, sim, fato incontestável no nosso país, e medidas como esta e outras adotadas pelo governo Lula são absolutamente necessárias”.
O texto aprovado altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para definir que a igualdade salarial será obrigatória. Para isso, estabelece mecanismos de transparência e de remuneração a serem seguidos pelas empresas, determina o aumento da fiscalização e prevê a aplicação de sanções administrativas.
Ato do Poder Executivo definirá protocolo de fiscalização contra a discriminação salarial e remuneratória entre homens e mulheres. Em caso de discriminação por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade, além das diferenças salariais o empregador deverá pagar multa administrativa equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido ao empregado discriminado – será o dobro na reincidência.
Na última segunda-feira, primeiro de maio, durante as comemorações do Dia do Trabalhador, a deputada Professora Bebel se encontrou com a ministra das Mulheres do governo Lula, Maria Aparecida Gonçalves. “Tive o grande prazer de encontrar nas comemorações do Primeiro de Maio, a ministra das Mulheres do Brasil, Maria Aparecida Gonçalves. Após anos de descaso, machismo e misoginia no governo, voltaram as políticas para as mulheres”, disse Bebel ao lado da ministra.
Por Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124




VEJA TAMBÉM
Aprovado projeto de Rosana Valle que garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos
Vereador Monaro quer instalação de dispositivos de segurança em piscinas para prevenir acidentes
Vereador Celso Ávila questiona redução na coleta de lixo em bairros de Santa Bárbara d’Oeste