SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Batata, cebola, ovos e verduras reduzem pressão inflacionária em agosto, segundo pesquisa da APAS e FIPE

Imagem criada por IA

Compartilhe essa notícia!

Colheitas robustas, sazonalidade favorável e maior oferta explicam a queda nos preços

 

O cardápio do consumidor paulista ficou mais barato em agosto com a queda nos preços de tubérculos, ovos e verduras, aponta o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), da APAS – Associação Paulista de Supermercados em parceria com a FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Esse trio pertence ao subgrupo dos produtos in natura, que registrou deflação de 1,43% em agosto e acumula queda de 4,42% nos últimos 12 meses.  “Com a boa safra e mais variedade nas gôndolas, conseguimos perceber que os produtos in natura deram um alívio importante no bolso do Consumidor”, avaliou Acácio Maciel, diretor regional da APAS em Campinas.

Entre os tubérculos, a retração foi de 6,98% em agosto, somando queda de 13,83% no acumulado do ano e de 37,53% em 12 meses. A batata recuou 5,49% no mês, enquanto a cebola caiu 11,11%. A pesquisa afirma que é um cenário de abundância, com preços reduzidos graças a colheitas robustas e condições climáticas ideais.

Os ovos tiveram queda de 3,6% em agosto, marcando o quinto mês consecutivo de recuo. No entanto, ainda acumulam alta de 11,83% no ano e de 17,01% em 12 meses. Mesmo com o alívio recente, os custos elevados de ração e energia continuam pressionando o setor, aponta a equipe do IPS.

Já as verduras tiveram queda de 5,82% no mês, mas permanecem praticamente estáveis no acumulado do ano (0,18%) e em 12 meses (1,42%).

Sobre a APAS – Com 54 anos, a APAS – Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade.  A entidade possui 3 distritais na capital paulista e 13 regionais distribuídas estrategicamente. A APAS conta com mais de 27 mil estabelecimentos no Estado de SP, responsáveis por 30% do faturamento nacional do setor. O setor supermercadista paulista faturou, em 2024, R$ 328 bilhões — crescimento real de 3% em relação a 2023 — 9,7% do PIB estadual. Os supermercados empregam mais de 669 mil pessoas, com potencial de expansão de mais 34 mil vagas em diferentes funções.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!