24Horas Santa Bárbara d´Oeste 

Artigo: SOMOS BASÍLICA

Padre Pedro Leandro Ricardo – Reitor da Basílica Santuário de Santo Antônio de Pádua

O solene anúncio ocorrido em 13 de junho passado feito por nosso Bispo Diocesano Dom Vilson Dias de Oliveira de que o pedido de elevação de nossa Igreja Santuário de Santo Antônio de Pádua ao grau de Basílica teve êxito contagiou nossa comunidade de uma coerente alegria.

Muito mais que um título honorífico que nosso templo recebe, nele está contido a confirmação de que somos uma Igreja atuante, dinâmica, orante, aberta aos sinais dos tempos, jovial e comunicativa.

Vindo das mãos e especialmente do coração de nosso amado Papa Francisco, o decreto que criou a Basílica de Santo Antônio de Pádua, foi acolhido por nós com seriedade e responsabilidade. Vinculados de maneira ainda mais afetuosa ao Sucessor de Pedro, pois a Basílica é “território pontifício”, “Casa do Papa”, dentre outros adjetivos que a compõem, cresce nosso compromisso em honrar com todas as atribuições que decorrem desta proximidade. Particularmente o de continuar fomentando a experiência diária da Eucaristia, da oração da Liturgia das Horas, o Santo Rosário e outras práticas devocionais recomendadas pela nossa Igreja. Convidados somos ainda a estabelecer uma Pastoral urbana que seja ousada e atraente, marcadamente voltada aos apelos atuais de uma sólida vivência cristã.

Alicerçados por uma prática sacramental que devolve ao Sacramento da Penitência ou Confissão, o seu lugar insubstituível de encontro privilegiado com a misericórdia do Senhor e em seu prolongamento na ação caritativa.

Orientados pelo Magistério Eclesiástico, assumiremos o compromisso de oferecer momentos de robusta formação, por meio dos documentos pontifícios, na vertente de nossa ação litúrgica e catequética.

O exemplo e olhar de nosso glorioso Padroeiro Santo Antônio de Pádua que, cremos, desejou e abençoou nosso processo que foi deferido pela Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, no Vaticano, em tempo inédito, estará sempre diante de nossas ações e iluminará nossos passos a fim de que alcancemos todos os propósitos que nos são apresentados e repletos de júbilo possamos proclamar: SOMOS BASÍLICA!!!

Comentários

Leia também...