Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • ASSINE NOSSO CANAL NO YOUTUBE
  • CONHEÇA NOSSOS PORTAIS
  • JORNALISMO, MARKETING, ESTRATÉGIA DIGITAL E CRESCIMENTO ORGÂNICO EM UMA ÚNICA ESTRUTURA
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Artigo – A Perfeita Lei da Liberdade

Redação 4 de setembro de 2018 4 minutes read
  • Contém Suzano - YouTube

A Lei Perfeita da Liberdade é a lei interior, não exigida por um preceito, mas pelo próprio coração do homem. Esta é a lei do amor deixada por Nosso Senhor Jesus Cristo. A carta de São Tiago é composta por muitas exortações sobre a fé que, quando acolhida e praticada, produz a santidade, envolvendo aqueles que estão em torno. O texto (Tg 1,19-27) começa com uma tríplice exortação: prontidão no escutar, lentidão no falar e frear a ira.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

A prontidão em escutar a palavra se refere ao relacionamento com Deus. Por meio da escuta se conhece a Sua vontade, que pode ser manifestada a qualquer momento. Por isso, exige-se prontidão, disponibilidade interior em escutar, dedicação à palavra para poder conhecê-la bem.

 

A lentidão, quanto ao falar e ao irar-se, se refere ao trato comunitário, consequência da escuta da palavra. Somos conduzidos a não apenas ouvir, mas realizar a palavra, ou seja, cumprir a justiça de Deus, aquilo que é de Sua vontade.

 

O falar demais ou muito rápido antes de escutar a voz interior e a ira impedem que façamos aquilo que agrada a Deus, que é justo e santo aos olhos d’Ele e, por isso, impedem a palavra de germinar e produzir frutos no coração.

 

Esta exortação vem ao encontro de muitas realidades do nosso tempo: as pessoas sentem mais necessidade de falar do que de ouvir e, por isso, mesmo nas famílias, o diálogo fica prejudicado. Parece que ouvir a Deus ou ao outro é sentido como perda de tempo, como se o outro não fosse capaz de acrescentar nada em nossa vida.

 

A acolhida da palavra é apenas o primeiro passo. Depois é preciso colocá-la em prática (Tg 1,22). Quem apenas escuta passivamente  é comparado a quem contempla o próprio rosto e depois se esquece do que viu porque fez apenas a experiência consigo mesmo, não a sentiu como palavra de Deus.

 

A simples escuta e aceitação não produzem santidade. É como alguém que gosta de ouvir música instrumental, apenas dedicar-se a ouvir não o torna capaz de retirar aqueles belos sons do instrumento ao tê-lo nas mãos. O amor, à medida que é praticado, vai dando à pessoa a verdadeira capacidade de amar e produzir frutos.

 

O convite é a debruçar-se sobre a palavra para nela descobrir a Lei Perfeita da Liberdade e, praticando-a, ser bem-aventurado em tudo que faz. Um imperativo que surge em nosso coração e inspira nossa forma de agir.

 

Por ser aquilo de mais espontâneo no ser humano, o amor não pode ser entendido como uma regra à qual alguém possa ser submetido. É um dom de Deus que provoca o homem porque reside em seu coração e em sua consciência, expressão da Sua vontade presente no Evangelho. Observar essa lei torna o homem livre do pecado, simbolizado pela ira, e do exagerado apego a si mesmo, simbolizado pelo falar apressadamente.

 

A Lei Perfeita da Liberdade, capaz de gerar a verdadeira felicidade, é o amor de Deus implantado no coração do homem. Porque onde está o Espírito do Senhor aí está a liberdade (2Cor 3,17) e aos poucos vamos sendo transfigurados naquele que contemplamos (2Cor 3,18). Tudo parte do ouvir com docilidade acolhendo a palavra, seguido pelo praticar.

 

O perfeito cumprimento da vontade de Deus se dá no exercício das obras de misericórdia que a palavra nos inspira a realizar. Tudo é feito com liberdade para não ser cumprimento de regra, já que é o amor de Deus que nos impele (2Cor 2,15). Assim, nosso coração vai se tornando manso e humilde, semelhante ao Sagrado Coração de Jesus (Mt 11,29).

 

*Padre Antônio Xavier Batista é membro da Comunidade Canção Nova e Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O sacerdote é Mestre em Ciências Bíblicas e Arqueologia.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Multiplex Vic Center exibe a Freira e Alfa
Next: AINDA: 22 anos atuando pela inclusão dos deficientes de Limeira
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente