RMC 

Arcebispo de Campinas aprova escolha do novo Papa

bispo-310x180

Foi com otimismo e emoção que o arcebispo de Campinas, Dom Airton José falou da escolha do novo Papa, o cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio, que será chamado de Papa Francisco. O nome  pegou muita gente de surpresa, já que o cardeal da Arquidiocese de Buenos Aires não estava entre nomes cogitados como favoritos. Para Dom Airton a escolha foi acertada, já que se trata de algo divino, que foge das apostas da sociedade e vai além de critérios políticos ou disputa por poder. O arcebispo contou que estava, inclusive, torcendo para que o nome do novo papa fosse desconhecido.

Ele reforçou que não importa a nacionalidade do Papa, já que a linguagem da Igreja é universal. Para Dom Airton, o fato de Francisco I ser da América Latina cria a sensação de proximidade e pode impactar positivamente nas pessoas. Ele enfatiza que o papa é para o mundo todo.

Sobre o perfil, o arcebispo disse que ao ver na primeira aparição pública, se lembrou de papas importantes para história da Igreja. A simplicidade que aparentou são pontos positivos , já que permite a proximidade com o povo.

Jorge Mário Bergoglio tem 76 anos e é jesuíta. Apesar desta corrente, o nome Francisco remete a São Francisco de Assis. Para Dom Airton, a homenagem pode ter sido para dois missionários, Francisco Xavier e Francisco Sales, também jesuítas.

Fonte: CBN

 

Comentários

Leia também...

Deixe uma resposta